tedx_full

Você conhece as TED talks? Trata-se de palestras com pessoas, famosas ou não, que discutem sobre temas que dominam, sugerindo mudanças na forma de pensar e transmitindo o seu conhecimento à plateia seguindo o lema doevento TED, “ideias que merecem ser compartilhadas”. Selecionamos aqui 7 talks imperdíveis que mostram diferentes perspectivas sobre como a tecnologia é uma ferramenta poderosa para a Educação.

 

  1. Iberê Thenório – É possível ensinar Ciências usando o Youtube

Jornalista e criador do site Manual do Mundo, que explora as diversas possibilidades da matemática, física e química. No vídeo, fala sobre sua experiência como criador do site. Iberê acredita que quando a escola estimula a aprender Ciências só para ir bem na prova, o aprendizado não ganha sentido. Ele crê que os vídeos educativos, que elucidam a Química e a Física que estão no dia a dia, “ensinam para dar poder”.

https://youtu.be/mwbC9EEdi3Q

  1. Charles Leadbeater, Educação Inovadora

O britânico Charles Leadbeater é uma referência mundial quando o assunto é inovação e criatividade. Colunista do jornal londrino The Guardian, Leadbeater rodou o mundo conhecendo iniciativas bem sucedidas de educação e tecnologia em comunidades carentes de diferentes continentes. Charles Leadbeater procurou por formas radicais de educação — e as encontrou nas favelas do Rio e Kibera, onde crianças mais pobres do mundo descobrem novas formas transformadoras de aprender. E nessa nova escola, informal e inusitada, diz ele, é o que todas as escolas precisam se tornar.

 

  1. Sir Ken Robinson – Tendências da tecnologia na Educação.

Sir Ken Robinson é um autor, palestrante e consultor internacional em educação nas artes para o governo, organizações sem fins lucrativos, educação, artes. Foi diretor de Artes nas Escolas Project (1985-1989), professor de Educação Artística da Universidade de Warwick (1989-2001), e nomeado cavaleiro em 2003 por serviços à educação. Na apresentação, o autor fala sobre as últimas tendências da tecnologia na educação e como isto está mudando a maneira com que vemos o aprendizado.

 

  1. Salman Khan– Uso de vídeos em sala de aula

Salman Amin “Sal” Khan é um educador americano bengali, empresário e ex-analista de fundos de hedge. Ele é o fundador da Academia Khan, uma plataforma online de educação livre e organização sem fins lucrativos. A partir de um pequeno escritório em sua casa, Khan já produziu mais de 4.000 vídeo-aulas que ensinam um amplo espectro de assuntos acadêmicos, com ênfase em matemática e ciências. Em abril de 2013, a Khan Academy canal no YouTube atraiu 830 mil assinantes e os vídeos Khan Academy foram vistos mais de 250 milhões de vezes. Em 2012, a Time nomeou Salman Khan em sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Você utiliza vídeos na sala de aula? Se a resposta for não, comece a repensar isso. De acordo com a apresentação de Salman Khan, vídeos são a melhor maneira de reinventar a educação.

 

5- Sugata Mitra – Uso de recursos na “nuvem” para interação entre alunos e professores

Reconhecido como um dos maiores pesquisadores na área de tecnologia educacional, o professor e pesquisador Sugata Mitra, da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, Mitra é conhecido internacionalmente por seu experimento “Hole in the Wall” (buraco na parede), por meio do qual pretende provar que as crianças são capazes de aprender sozinhas. Perguntado sobre o fim da figura do docente, Mitra afirmou uma nova função para o docente deve ser discutida: “O computador não substituiu o professor, mas o papel docente mudou: ele deve levantar grandes questões e não apenas conduzir a respostas. As perguntas não estão em todos os lugares, o Google, por exemplo, não pode fazê-las. Um novo papel tem que ser ensinado aos professores: o de fazer grandes questionamentos”, disse.

No vídeo, explica a experiência em uma escola indiana em que os alunos e professores interagem entre si com informações e recursos que estão na nuvem.

 

6) Nicholas Negroponte – Um laptop por aluno

Nicholas Negroponte é um cientista americano, filho de gregos, formado em Arquitectura e o grande idealizador do projeto internacional intitulado “One Laptop per Child”. A fundação OLPC (One Laptop Per Child), presidida por Negroponte, propõe a inclusão digital de crianças em países em desenvolvimento através de um recurso computacional educacional de menos de U$100. É um dos fundadores e professor do Media Lab, o laboratório de multimídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No vídeo explica como é importante que cada criança tenha acesso a um computador durante o aprendizado.

7) Luciano Meira- Necessidades de inovação Escolar

Luciano Meira é doutor em Educação Matemática pela University of California em Berkeley, mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE e graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife. É professor do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador na área de Cultura & Cognição. Apoia projetos em educação e estudos de usabilidade do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Atualmente, colabora com a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, (OJE), um projeto de inovação baseado em tecnologias educacionais lúdicas. No vídeo, critica o atraso das escolas na inovação do ensino e aponta premissas para mudanças.

http://tedxtalks.ted.com/video/Inovao-na-escola-Luciano-Meira