Aluna participante do projeto TecEscola conquista primeiro emprego

Após terminar o Ensino Médio, Jaqueline Barboza precisou fazer uma pausa nos planos de entrar na faculdade. A prioridade da jovem, moradora de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, era conseguir um emprego. Mas a busca foi mais difícil do que ela imaginava. “Estava bastante desanimada. Mandei vários currículos e sempre ouvia a mesma coisa, dizendo que eu não tinha experiência. Mas eu precisava de uma primeira oportunidade”, conta ela, que fazia “bicos” ajudando a família com a venda de bolos e salgados.

Quando a grande chance de ter o primeiro registro na carteira apareceu, a jovem de 18 anos custou a acreditar. Jaqueline estudou no CIEP 224 Tarso de Castro, um dos participantes do projeto TecEscola. O projeto incluía o encaminhamento de vagas para jovens como ela, que fizeram o curso de Introdução ao Mundo Digital. Por isso, mesmo depois de formada, ela pôde participar do processo seletivo em parceria com o CIEE-Rio para Jovem Aprendiz na empresa SND, distribuidora de informática.

No momento da entrevista presencial, ela já sentiu identificação com a cultura da empresa. Os recrutadores valorizaram a boa comunicação oral de Jaqueline e, no currículo, a realização do curso online na área de tecnologia.

Para a jovem, o curso foi bastante útil para aprender a usar o pacote Office online, com destaque para as ferramentas de e-mail. Contratada para o setor de vendas da SND, a Jovem Aprendiz retomou o sonho de fazer um curso superior. Medicina, Administração, Design: o que não faltam são possibilidades para o futuro que já começou a trilhar.

Tags: TecEscola