Se a falta de perspectivas é uma das principais dificuldades comuns aos jovens, como podemos motivar e dar voz a essa turma após a conclusão do projeto TecEscola? O desafio incentivou a ONG Recode a convidar 25 jovens, de 6 escolas diferentes, para dar início ao Comitê Jovem, em junho deste ano. Todos demonstram alto nível de engajamento e concluíram os três cursos oferecidos pelo projeto (Introdução ao Mundo Digital, Web Design e Introdução à Programação).

Com o uso de novas dinâmicas e diferentes ferramentas tecnológicas, o comitê busca contribuir para que os jovens (re) conheçam seus potenciais, desenvolvam a capacidade de agir coletivamente e (re) pensem a comunidade e os espaços que frequentam de forma crítica e propositiva.

Uma das primeiras dinâmicas realizadas foi a criação do perfil do jovem (“persona”), em que tiveram liberdade para dizer o que pensam e quais são os fatores que mais limitam a realização de seus sonhos. O exercício deu origem ao personagem Ariel, que sintetiza essa criação coletiva. Clique aqui para conhecer.

A partir do sucesso dos primeiros encontros, o comitê se reúne uma vez ao mês, ao longo de três horas. A proposta é partir para conversas em diferentes espaços, como comunidades, escolas e bibliotecas. Os jovens seguem conectados em um grupo do WhatAapp, onde também compartilham as conquistas do grupo e os resultados que fazem a diferença na vida de todos.