Bora Transformar apresenta projetos de impacto social com novas tecnologias

Nosso evento Bora Transformar – Conversas Recode para Reprogramar o Mundo mostrou como as chamadas tecnologias exponenciais – como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, internet das coisas e biotecnologia – podem estar a serviço da cidadania e do impacto social positivo.

Mais de 200 pessoas estiveram conosco no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, no Rio, para acompanhar palestras inspiradoras sobre empreendedorismo social e o potencial transformador dessas novas tecnologias.

Luiz Sérgio Pires (Microsoft), Amália Fisher (Fundo Elas), Luiz Oliveira (Museu do Amanhã), Fabianna Marcondes (Accenture) e Russ Rive (Super Uber) motivaram o público e mostraram que o futuro já chegou: cabe a nós construir em rede as soluções que o mundo precisa. Rodrigo Baggio, presidente da nossa organização, destacou que nosso objetivo em comum é promover o empoderamento digital das novas gerações.

O evento, realizado em parceria com a COPPE – UFRJ, também apresentou sete projetos desenvolvidos por 40 jovens do Colégio Pedro Álvares Cabral, Escola Eleva e ONG Recode, que participaram do curso “Tecnologias Exponenciais para Todos”. Foram ideias incríveis na área de segurança, saúde, meio ambiente e violência escolar, que tiveram mentoria de profissionais de empresas como Twist Systems, Wespa, Plano  B, ECORP.Me, Bando, British Council, Microsoft e McKinsey.

Conheça os projetos de aplicativos:

  • Como Será?

Instituição: Eleva

Ferramenta de realidade virtual para conscientizar as pessoas sobre as consequências das suas escolhas no meio ambiente. Enquanto um personagem faz escolhas de consumo, a paisagem do mundo virtual será alterada para melhor ou para pior.

  • Me Ajuda

Instituição: Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral

Busca facilitar denúncias, principalmente de violência contra jovens, através de uma interface onde é possível categorizar, digitar e até mesmo falar a denúncia. Através de Inteligência Artificial, o app interpreta o tipo de violência e encaminha a denúncia aos setores responsáveis.

  • Saúde Presente

Instituição: ONG Recode

App funciona como inventário online das especialidades médicas, equipamentos e remédios disponíveis nos hospitais e clínicas. Também mostra qual o hospital mais indicado para as necessidades dos pacientes através de inteligência artificial.

  • Saúde hoje

Instituição: ONG Recode

Espécie de “prontuário online” para hospitais e clínicas. Por meio da realidade aumentada, ao apontar o celular para uma identificação pré-aprovada do paciente, o app exibe uma lista de informações sobre seu histórico. As funcionalidades facilitam tarefas como triagem online e marcação de consultas.

  • Ambient Quality

Instituição: ONG Recode

App identifica os moradores mais colaborativos na limpeza de uma comunidade e oferece benefícios, como desconto no valor do condomínio. Moradores com piores notas no “ranking” recebem dicas educacionais, como o que fazer com o que lixo, como reciclar, etc. A pontuação é realizada através de câmeras e inteligência artificial.

  • Be Safe

Instituição: Escola Eleva

App traz funcionalidades voltadas à segurança nas ruas, como o Mapa da Criminalidade e o “botão de pânico”, que promove uma rede de colaboração entre moradores para acionar a política em local seguro.

  • Assistente Virtual

Instituição: Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral

Voltado para alunos mais tímidos da escola, que podem ser vítima de bullying e violência, utiliza inteligência artificial e internet das coisas. Com a assistente virtual, eles poderão receber dicas de onde procurar ajuda. A assistente interpretará suas perguntas e fará o encaminhamento ao atendimento real. Sensores de batimento cardíaco estarão disponíveis para analisar as situações e oferecer apoio.