Como Fazemos

>

MODELO DE ATUAÇÃO

Usamos a tecnologia como meio para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo para pessoas de 12 a 29 anos. Cada vez mais presente na vida desse público, a tecnologia é a linguagem que nos permite desenvolver nos jovens as competências do século 21, a autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação e a habilidade para resolução de problemas sociais.

O que temos para oferecer →
Necessidades do mundo →
  • Plataforma
  • Mentores
  • Parcerias
  • Comunidade de aprendizagem

Redes e conexões

Metodologia

  • Formações
  • Suporte e acompanhamento
  • Dinamicas de cocriação e praticas de aprendizagem
  • Apoio no uso das TICs
  • Aprender fazendo
  • Compartilhar experiencias e cocriar soluções
  • Desenvolvimento de competencias do século XXI
  • Cibercultura

Nova consciência

Oportunidades

  • Apoiar os jovens em suas escolhas
  • Aproximar professores mentores e jovens
  • Insperiar o Jovem para criar um projeto de vida
  • Oferecer oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade

METODOLOGIA

Uma metodologia de aprendizado contínuo e customizado, que habilita o jovem a ser um “reprogramador” da sua realidade. A nossa metodologia, que é a base para a formação de nossos multiplicadores e jovens, é inspirada no educador brasileiro Paulo Freire e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital. Esse é também nosso diferencial: possibilitamos que o desenvolvimento desses jovens seja acompanhado de perto por um educador capacitado.Nossa metodologia contempla três dimensões para potencializar o impacto social: eu (foco no que o jovem pensa sobre o assunto), nós (como ele se vê em relação a isso) e todos nós (foco nos impactos que o assunto causa na família, na comunidade e no mundo).

Conheça os 4 passos de nossa metodologia:

Ler o mundo

Avaliar o contexto em que se está inserido, definir a questão que será trabalhada e os objetivos que se pretende atingir.

O que fazer

Planejar o que será feito para atingir os objetivos definidos no passo anterior.

Mão na massa

É a etapa de realização. Jovem, multiplicador e comunidade aprendem juntos e compartilham os saberes.

O que aprendemos

Hora de avaliar o que foi aprendido e realizado

Competências do Século XXI

A nossa metodologia própria também busca estimular nos jovens algumas das competências para a educação no contexto do século XXI. Essas competências partem de definições e estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). São elas:

Cocriação

Incentivar a produção e o compartilhamento de forma criativa, interativa e colaborativa.

Protagonismo

Formar indivíduos aptos a tomar decisões e que sejam protagonistas de suas próprias vidas.

Comunicação afetiva e efetiva

Cultivar a empatia e reconhecer a dimensão humana do processo comunicacional. Assim, desenvolver o domínio de linguagens, argumentação e escuta ativa.

Resolução de desafios

Identificar os desafios e oportunidades em busca de soluções. Valorizar diferenças para a promoção da cultura de paz.

DEPOIMENTOS

MICROSOFT

“Na Microsoft temos como missão empoderar cada pessoa e cada organização no mundo a conquistar mais. No Brasil, temos um compromisso de criar oportunidades para os jovens por meio do apoio à educação e ao empreendedorismo e o trabalho realizado pelo Comitê é fundamental para atingirmos nossos objetivos. Temos certeza que nossa parceria, que já celebra 19 anos, continuará a promover o acesso à tecnologia para gerar oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo para jovens de comunidades no Brasil.”

B2W

A educação é um dos pilares que orientam a Política de Sustentabilidade da B2W DIGITAL. Nesse sentido, investir na capacitação de jovens é uma forma de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do país. Por isso, construímos junto com o Comitê para a Democratização da Informática o TecEscola, projeto inovador de empoderamento digital que tem como objetivo qualificar 150 professores da rede estadual do Rio de Janeiro para usarem a tecnologia como aliada na prática pedagógica,beneficiando 15 mil alunos. O projeto visa atender 50 escolas em comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Acreditamos que será inspirador para transformar a realidade de professores e alunos da rede pública de ensino.