7 Dicas práticas para mobilizar jovens em projetos sociais

Sua organização social tem uma programação de atividades incrível e gratuita, mas os jovens da comunidade não se inscrevem ou não ficam sabendo dessas oportunidades? É hora de rever estratégias de mobilização e comunicação! Com criatividade, sensibilidade e empatia – além de muita disposição – você pode atrair a atenção dessa turma e aumentar o impacto positivo da sua instituição.

As dicas abaixo foram enviadas especialmente para a ONG Recode por Beto Silva, líder de projetos no Instituto Crescer. Pedagogo e psicopedagogo, mediador e multiplicador de leitura, Beto é consultor e assessor de projetos nas áreas de leitura, literatura e juventude e já atuou em projetos de educação, cultura, saúde e assistência social.

Confira!

Dicas práticas para melhorar a mobilização de jovens:

 

  1. Levante o cenário de quais organizações públicas e privadas lidam com o tema e com o público.
  2. Faça parcerias pensando em como essas organizações podem estruturar uma rede comprometida com a juventude e mantenha grupos sempre atualizados sobre as atividades que estão sendo oferecidas.
  3. Convide os jovens que já participam da sua instituição para preencher um questionário, em que indiquem o que fazem, o que gostam, o que desejam e os lugares que mais frequentam.
  4. Construa metodologias de sensibilização e mobilização para jovens pensadas e criadas pelos próprios jovens.
  5. Construa ou repense os canais de comunicação da sua instituição. Os jovens podem ajudar nessa tarefa: fale sobre eles e valorize suas iniciativas.
  6. Reavalie qual o conceito e prática adotada na instituição para mobilizar jovens. Existem projetos criados para jovens, por jovens e com jovens. Isso muda muito o lugar de pertencimento e apoio nos projetos desenvolvidos pela organização.
  7. Mantenha o espirito jovem e inovador, isso também atrai outros jovens!