Tecnologias Exponenciais: O impacto positivo da Internet das Coisas

As chamadas tecnologias exponenciais são tema de uma série de postagens aqui no blog. Semana passada falamos sobre realidades aumentada e virtual e como elas já começaram a trazer profundas mudanças na sociedade.

O tema dessa semana é o impacto positivo da Internet das Coisas e seu potencial para transformar vidas.

Já falamos sobre o que é Internet das coisas e como ela vai facilitar nosso dia a dia, por meio de objetos conectados à internet e a sensores especiais, nesta matéria do blog.

Agora, conheça alguns exemplos de como essa tecnologia pode reprogramar realidades e salvar vidas!

 

Praias seguras contra ataques de tubarão

Um grupo de pesquisadores colocou sensores de localização em mais de 300 tubarões que nadam perto de uma praia australiana bem frequentada por surfistas.

Um computador recebe informações destes sensores quando um tubarão se aproxima da costa. Os dados são enviados em tempo real para o Twitter, alertando banhistas da proximidade do animal para que saiam do mar.

O perfil deste projeto no Twitter já conta com mais de 40 mil seguidores.

 

Trabalhadores seguros na área de mineração

O setor de mineração é um dos campos com o maior número de acidentes de trabalho no mundo todo. Para diminuir os riscos, trabalhadores estão usando uniformes inteligentes que registram suas atividades e locais em que passou, onde ocorreram acidentes e que possuem fatores de risco. Com a coleta desses dados, é possível diminuir ameaças e acidentes.

 

Saúde em dia com o uso da tecnologia

A área médica é uma das áreas que mais se beneficiam com os avanços tecnológicos! Já existem máquinas inteligentes que monitoram sinais vitais a fim de possibilitar a diminuição do tempo de estadia de pacientes em hospitais e monitorar pacientes que recebem tratamento remoto. Com Internet das Coisas, também é possível reduzir taxas de infecção e redução de doenças crônicas graves, como a diabetes.

Há alguns estudos em estágios iniciais no Brasil para trazer essa tecnologia para o SUS (Sistema Único de Saúde), com a intenção de reduzir filas, aumentar o número de atendimentos e reduzir custos de operações.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo do nosso blog e faça sua inscrição no evento #BoraTransformar, que propõe uma imersão no potencial das tecnologias para a criação de ideias de impacto positivo. A entrada é gratuita, mas as inscrições são limitadas. Contamos com a sua presença!