Tecnologias Exponenciais: Inteligência Artificial para gerar impacto social positivo

As chamadas tecnologias exponenciais – como realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, biotecnologia – já começaram a trazer profundas mudanças nas nossas vidas!

Nós da ONG Recode acreditamos que estas tecnologias emergentes, aliadas ao uso ético e cidadão, podem ser ferramentas para geração de impacto positivo e exponencial no mundo.

Buscando inspirar as pessoas a pensarem sobre o uso consciente da tecnologia, iniciamos hoje uma série de postagens aqui no blog para explicar como cada uma dessas novas tecnologias podem gerar impacto. O tema de hoje é inteligência artificial. Confira abaixo:

 

O que é

Inteligência artificial é o tipo de processamento nas máquinas que tenta se aproximar à maneira que os humanos pensam: aprender, raciocinar, perceber e tomar decisões de forma racional. Para conseguir fazer isso, os computadores precisam de um enorme poder de processamento para analisar grandes bases de dados e entregar as respostas esperadas.

Essa habilidade de “pensar” como a gente traz um mundo enorme de possibilidades, seja para acelerar resultados ou até trazer descobertas que sem as IAs não seriam possíveis. As maquinas inteligentes interpretam todos os dados que lhe foram mostrados e transformam isso em conhecimento ou ação. Por exemplo, os carros autônomos, que estão perto de se tornarem comuns, se utilizam de sensores e informações pré-estabelecidas para reconhecer os arredores e levar as pessoas de um lugar a outro.

 

Como ela pode gerar impacto social

As aplicações das inteligências artificiais são incontáveis! Podem ser aplicadas em diversas áreas, inclusive no terceiro setor a fim de solucionar problemas da sociedade a fim de gerar impacto. Por exemplo, o projeto “A voz da arte”, idealizado pela IBM e sua supermáquina inteligente Watson com a Pinacoteca de São Paulo, democratizou o acesso das pessoas ao museu e à arte brasileira com o uso da computação cognitiva. Confira no vídeo abaixo!

Além disso, a área médica é uma das mais favorecidas! Já existem próteses de braços que se mexem e mãos capazes de segurar objetos que se utilizam de inteligência artificial para realizar essas tarefas e melhorar a vida das pessoas.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo do nosso blog e inscreva-se no evento #BoraTransformar, que propõe uma imersão no potencial das tecnologias para a criação de ideias de impacto positivo. A entrada é gratuita mas as inscrições são limitadas.