window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Jovem quer formar empreendedores nas escolas públicas de MG

2017-09-22T15:35:50-03:0022 de setembro de 2017|Sem categoria|0 Comentários

Já pensou em empreender? E em fazer um trabalho social? Para inspirar, apresentamos a série “Jovens Empreendedores”.

Vamos contar histórias de quem começou cedo no empreendedorismo social e, assim, motivar quem quer começar a empreender e transformar o mundo ao mesmo tempo. Já postamos o primeiro texto da série, que você pode acessar aqui!

Conheça a trajetória da Brenda Maia e os Embaixadores da Escola

Proposta: desenvolver o protagonismo e o olhar empreendedor nos jovens de escolas públicas.

Antes de levar impacto positivo para os jovens, Brenda Maia, 23 anos, de Belo Horizonte, passou por dificuldades na própria educação. Ela sentiu na pele a diferença entre o ensino público e o privado quando conseguiu uma bolsa de estudos em escola particular.

Pouco habituada com a rotina mais exigente do novo espaço, repetiu de ano e voltou para a escola pública. A inspiração para a mudança começou aos 17 anos, quando participou do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae, que prepara os jovens para o mercado do trabalho com foco no empreendedorismo. Afinal, ela já tinha perfil: desde os 15 anos já vendia bijuteria para as tias, fazia rifas na escola e na família.

Ela começou a formatar o projeto Embaixadores da Escola em 2012 e, depois de muitas reuniões em praças – na rua mesmo -, a ideia saiu do papel e foi para as escolas. A proposta é levar empoderamento para os alunos de escolas públicas se tornarem a mudança que querem ver no mundo: eles aprendem através de projetos em que identificam os principais problemas de suas escolas e criam soluções para resolver esses desafios. Assim, se tornam protagonistas.

Ela fundou a própria organização – Embaixadores de Minas – e conseguiu apoio financeiro para viabilizar o programa Embaixadores da Escola através de fundos e editais de institutos e empresas. Brenda deixa a dica: “Continue aprendendo, estudando, ouvindo. Faça junto, e com pessoas que querem construir junto. Estar cercado de gente boa vai fazer a jornada ficar mais leve e com mais significado!”


Gostou da história? A Brenda foi palestrante convidada do curso de empreendedorismo oferecido em agosto em nosso espaço no Rio de Janeiro. A oportunidade foi voltada a jovens que se destacaram no programa Recode em 2016. Se você tem entre 14 e 29 anos, também pode ser nosso aluno! Inscreva-se aqui nos cursos online!

Ir ao Topo