3 iniciativas de mapeamento cultural de favelas do Rio de Janeiro

17.03.2017
Destaque

Coletivos ajudam a conhecer mais da diversidade das favelas

Até pouco tempo, as favelas do Rio de Janeiro eram quase “invisíveis” nos mapas digitais. Mas diversos coletivos e iniciativas locais se articularam para mudar essa realidade e trazer à tona o mapa das favelas, revelado suas ruas, vivências, cultura e diversidade. Conheça alguns desses mapas e descubra as comunidades cariocas!

1 – Guia Cultural de Favelas – Programa Favela Criativa

Mapa colaborativo de visualização de práticas culturais em favelas cariocas. Feito pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, apresenta produções culturais, artistas, coletivos, espaços e iniciativas de favelas.

2 – Tá No Mapa – Afroreggae

O projeto “Tá no Mapa” mapeia ruas, vielas, comércios e outros pontos de interesse das comunidades. A equipe do projeto, formada pelos próprios moradores, percorre as favelas para documentar os caminhos e, após validação, inserir as informações na plataforma Google Maps.

3 – Além do Mapa – Google Arts & Culture

A Google desenvolveu um mapa, em formato de vídeo interativo, mostrando as favelas do Rio. Com histórias dos moradores das favelas como pano de fundo, a plataforma “Além do Mapa” (Beyond the Map, em inglês) mostra um pouco das favelas de maneira informativa, intrigante e dinâmica.