ONG Recode participa do XVII Congresso de Biblioteconomia e Documentação

23.10.2017
Destaque

Como as bibliotecas podem impulsionar a transformação social de suas comunidades? Como podemos atrair mais jovens e levar novos parceiros para esses espaços? Esse debate, que mobiliza as ações do programa Conecta Biblioteca, foi bastante enriquecido com nossa participação no XVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, considerado um dos mais importantes da área.

A ida ao CBBD também foi um reconhecimento pelo alto engajamento de três participantes do Conecta Biblioteca: Cícero Silva (Crato-CE), Edilza Pinheiro (Inhangapi-PA) e Lucicleide Pereira (Igarassú – PE).

Confira em nosso “diário de viagem” os destaques do que aconteceu por lá!

1º dia – As visitas

No dia 17, nosso time visitou a biblioteca estadual do Ceará, em Fortaleza, na companhia da coordenadora do sistema estadual do Ceará, Cida Lavor. Também conhecemos a biblioteca Capistrano de Abreu, em Maranguape, que oferece diversos cursos de tecnologia.

2º dia – Abertura do Congresso

A importância de parcerias para as bibliotecas foi pauta do fórum de abertura no primeiro dia de evento. Guilherme Relvas, diretor da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), ressaltou como a parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates e o Iber Bibliotecas foram fundamentais para a construção do censo de bibliotecas do Pará. Renata Costa, secretária executiva do Plano Nacional de Livro e Leitura, destacou a importância das parcerias envolvendo diversas secretarias do governo.

3º dia – Iniciativas de sucesso

Elaine Pinheiro, nossa CEO, falou sobre os desafios do trabalho em rede e a importância de parcerias para as bibliotecas. Ela representou a Coalizão para Sustentabilidade das Bibliotecas.

No mesmo dia, foram apresentadas as iniciativas de sucesso lideradas por bibliotecas no Brasil e no mundo com foco na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

 

4º dia – Encerramento

Após os três dias de aprendizado, acompanhamos a roda de conversa sobre como as bibliotecas podem contribuir com a Agenda 2030, da ONU, facilitar o acesso à informação e gerar pesquisas e indicadores para apoiar a tomada de decisão do poder público.

Saiba mais sobre o Conecta Biblioteca.