Professor cria aplicativo para engajar alunos com a escola

13.01.2017
Recoders

O professor Thiago Fortunato, que dá aulas de Matemática na Escola Municipal Celestino da Silva, no Centro do Rio, aproveitou a oportunidade de criar uma matéria eletiva para desenvolver um projeto que pudesse conectar alunos e fortalecer a comunidade escolar. Thiago faz parte do Recode em Escolas, projeto da nossa ONG que tem como foco inserir a tecnologia na prática pedagógica de professores de escolas públicas, para, assim, melhorar o desempenho dos estudantes e evitar a evasão. Ele, assim como outros professores do projeto, passou por uma formação para aprender a como utilizar ferramentas tecnológicas para engajar os alunos.

Com os conhecimentos adquiridos, Thiago desenvolveu o aplicativo (app) Celestino App, por meio da Fábrica de Aplicativos, um site onde é possível criar apps gratuitamente. O objetivo é que esse seja o app oficial do Celestino, e ofereça um lugar comum, onde os alunos tenham “voz ativa e possam acessar um banco de informações relevantes, como datas de prova e eventos. Os jovens podem sugerir e escrever conteúdo em um ambiente onde todos possam ler. Assim, o professor espera tornar os jovens mais engajados e envolvidos na rotina do colégio.

“Como eles participam da sugestão de conteúdo e escrevem textos para um ambiente onde todos os alunos podem ter acesso, isso gera uma sensação de pertencimento com a comunidade escolar”, comenta Thiago.

O app é dividido em três partes:

– Informações: reúne um banco de informações importantes para os alunos, como datas de eventos e de provas e cardápio;

Games: seleção de jogos importados da Fábrica de Aplicativos. Em alguns deles, os alunos ganham pontos “reais”, na média, de acordo com o desempenho obtido no game.

– Jornal: feed de notícias escritas pelos estudantes sobre temas variados, como Cinema, Culinária, Artes.

O estímulo do professor para continuar a incentivar envolvimento com a escola continua. Além de incluir ferramentas no Celestino App, ele pensa em desenvolver um app para profissionais do Celestino, focado em ter alertas e notificações sobre temas importantes para eles, como datas de reuniões. Dessa forma, o colégio continua no caminho de se tornar cada dia mais conectado e com uma rede engajada com a comunidade escolar.

 

Tags: protagonismo
  • Gisele Pinheiro Sátyro

    Maravilhoso o projeto do professor Thiago. Aproxima ainda mais os alunos ao cotidiano das escolas.