Professores do TecEscola adotam novas práticas em sala de aula

A formação do TecEscola para os professores impactou diretamente a prática em sala de aula. Os ganhos foram apontados tanto por aqueles que já dominavam novas tecnologias como por quem dava os primeiros passos no conhecimento sobre recursos digitais para a educação. Entre as novas práticas apontadas, estão o uso do celular e a gamificação como processo facilitador do trabalho em sala, o incentivo a novos experimentos com a tecnologia e a sala de aula como testagem de novos recursos digitais recém descobertos.

Diego Mattos, do CIEP 131 Profa. Armanda Álvaro Alberto, trocou a prova de Sociologia e Filosofia em papel pelo game no celular. E trouxe mais vídeos para ilustrar as matérias, usando a plataforma TecEscola, mesmo quando a infraestrutura de conectividade em sala não era a adequada. “Não tinha possibilidade da Internet, mas mesmo assim eu os estimulava a fazer vídeos e trazer para minha avaliação, mesmo no telefone deles. Depois do projeto, percebo que tenho muito mais propriedade para tratar sobre o assunto”, afirma.

Já o professor Sérgio Bonfim, da CIEP 320 Ercilia Antonia, destacou a importância da formação que recebeu em relação às possibilidades de uso pedagógico de aplicativos e do celular para ensinar Matemática. “Depois do contato com o TecEscola comecei a buscar novas teorias de ensino aprendizagem e a fazer experimentos de aplicação dessa tecnologia. Encontrei aplicativos diferentes para visualizações de sólidos geométricos ou para contar a história da Matemática, por exemplo”. Ele também adotou o Google Drive para melhorar a dinâmica de trabalho em grupo dos alunos.

Tags: TecEscola