A ONG Recode e a Caravan Studios anunciaram no dia 10 de maio a lista das 92 bibliotecas públicas que farão parte do Conecta Biblioteca. Juntas, elas atendem em média 74 mil usuários de 24 estados e Distrito Federal. Iniciativa que reconhece o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento de comunidades, o programa irá oferecer apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecários desses espaços, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação.

Conheça as selecionadas aqui.

A convocatória recebeu 180 inscrições em todo o Brasil, sendo 55 vagas disponíveis para bibliotecas em municípios de até 250 mil habitantes e ao menos três computadores com Internet para os usuários. As outras 37 vagas foram preenchidas por bibliotecas habilitadas da fase inicial do Programa, realizada entre 2015-2016. Os coordenadores dos sistemas estaduais de bibliotecas públicas apoiaram a divulgação e mobilizaram gestores dos municípios para o sucesso das inscrições.

Já no processo de inscrição, o Programa trouxe impacto positivo. Algumas bibliotecas da região Norte e Nordeste chegaram a reabrir ou se equiparam para poder participar da convocatória. Em Roraima, por exemplo, a biblioteca municipal de Cantá estava fechada desde 2010 e já reabriu. Em Alto Alegre, a biblioteca municipal conseguiu seus primeiros quatro computadores para disponibilização à comunidade. No Alagoas, mais um destaque: o secretário estadual de Cultura anunciou que a biblioteca municipal de Branquinha, que havia sido destruída pela cheia de 2010, também será reaberta. Eles se organizaram para equipar o espaço e foram aprovados para o Programa.

A primeira atividade vai acontecer de 30 de maio a 1 de junho, no Estado do Rio de Janeiro, durante o I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca. Eles serão incentivados a pesquisar suas comunidades e mapear os interesses e demandas do público em geral, especialmente dos jovens, para identificar formas de contribuir com o desenvolvimento educacional e profissional da população.

Entre os objetivos do Programa, estão a sustentabilidade das ações e o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos.

Aguarde novidades!