Quem Somos

>

O que é

Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. Atuamos em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores, que replicam nossos programas para o público final. Juntos, formamos uma grande rede de educadores, professores e bibliotecários para promover uma nova consciência e gerar oportunidades aos jovens brasileiros. Estamos presentes em 7 países e 9 estados brasileiros e impactamos até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

PROPÓSITO

Da era digital emerge uma nova lógica que rege a forma como nos comunicamos, aprendemos, interagimos e nos potencializamos. Os jovens dessa era podem desafiar o sistema vigente e, conectados, programar novas soluções para os problemas do mundo. Impulsionar esse movimento é o nosso propósito.Por meio do empoderamento digital, queremos ampliar o horizonte de oportunidades para os jovens em situação de vulnerabilidade social. Alguns indicadores reforçam a urgência de nossa atuação:

Eu posso reprogramar o mundo

45,7%
Segundo a Pnad 2013, 45,7% dos jovens brasileiros não concluem o ensino médio até 19 anos.
E, segundo a ONU, o Brasil está em 3º lugar em taxa de evasão escolar entre os 100 países com maior IDH (2012).
24%
Além disso, jovens que nem estudam nem trabalham são 24% da população entre 15 e 29 anos (IBGE/ 2014).

EMPODERAMENTO DIGITAL

Empoderamento digital é fazer do uso da tecnologia algo efetivamente transformador, potencializando a autonomia, a criatividade e a colaboração para resolver problemas sociais. Empoderados, os indivíduos também podem migrar de usuários a criadores de tecnologia, descobrindo um imenso potencial para reprogramar suas realidades.

Histórias Reais

Jovem quer levar parto humanizado para o Complexo do Alemão

A busca por parto humanizado tem aumentado no Brasil, país ainda recorde em cesarianas – por aqui, a cada 10 partos, 8,5 são cirúrgicos, enquanto o recomendado é 1,5, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), que chegou a relatar que[...]
7 de fevereiro de 2017

Professora de Ciências cria app para falar de sexualidade com os alunos

Conhecer os desafios do nosso tempo, ter consciência do seu poder transformador e saber usar a tecnologia para criar soluções que melhorem sua vida e seu cotidiano. Sabendo a importância e o tabu que ainda é debater sobre sexualidade com jovens[...]
27 de janeiro de 2017

Professor cria aplicativo para engajar alunos com a escola

O professor Thiago Fortunato, que dá aulas de Matemática na Escola Municipal Celestino da Silva, no Centro do Rio, aproveitou a oportunidade de criar uma matéria eletiva para desenvolver um projeto que pudesse conectar alunos e fortalecer a[...]
13 de janeiro de 2017
Ver todas

PRÊMIOS E RECONHECIMENTO

HISTÓRIA

1995

Fundação

A organização foi criada a partir de uma grande campanha de arrecadação de computadores, a “Informática para todos”. Fundação da primeira Escola de Informática e Cidadania (EIC), no Morro Dona Marta, Zona Sul do Rio de Janeiro, com uso de metodologia inspirada no educador Paulo Freire.

1997

Expansão Nacional

O nosso modelo de atuação é adaptado a hospitais psiquiátricos, penitenciárias, centros de recuperação de menores, comunidades ribeirinhas e indígenas. A Microsoft se torna entidade parceira e alavanca a atuação da organização.

2001

Expansão Internacional

Criação de um modelo de franquia social e ganha visibilidade e capilaridade num ritmo muito veloz, chegando a vários países latino-americanos.

2003

Lançamento do Mapa da Exclusão Digital

Realizamos diagnóstico inédito no Brasil em parceria com a FGV/RJ, marcando o início de sua atuação para influenciar políticas públicas e incentivar investimentos privados em prol da inclusão digital.

2004

Criação da Rede Internacional

Organização com sede nos EUA e foco na captação de recursos para expansão global.

2005

Aniversário de 10 anos

Lançamento do nosso livro, sobre os dez anos de conquistas sociais que realizamos, patrocinado pela Microsoft, em português, espanhol e inglês.

2008

Impulso aos Negócios Sociais

Lançamento de dois negócios sociais como medida frente à crise global financeira: o Projeto LAN, que agregou mais de 6500 lanhouses afiliadas para distribuição de produtos educacionais e de inclusão financeira, e o Projeto Consulting, que prestava serviços para grandes empresas.

2009

Chegada ao Oriente Médio

Em 2009, com o apoio de James Wolfensohn, ex-presidente do Banco Mundial, a ONG Shabakhat na Jordânia foi incorporada à rede.

2010

Fundação Apps for Good

Rodrigo Baggio ajuda a fundar em Londres (UK) a Fundação Apps for Good, que se torna um grande movimento educacional de ensino de tecnologia em parceria com educadores em escolas e centros de aprendizagem.

Conheça o Apps for good

2012

Certificação no Sistema B

A Rede Recode esteve entre as primeiras empresas B na América Latina, que usam o poder dos negócios para criar um impacto positivo no mundo e gerar prosperidade durável e compartilhada para todos.

2013

Lançamento NegociosSociais

Iniciativa para fomentar e fortalecer o ecossistema dos negócios sociais premiou três melhores empresas com U$ 10  mil cada durante o Fórum Mundial de Negócios Sociais, no Rio. No mesmo ano, trouxemos o Sistema B para o Brasil.

2014

Startup Weekend Rio Favela

Evento uniu líderes locais das favelas a designers, programadores e empreendedores de tecnologia para o desenvolvimento de soluções para problemas sociais dos habitantes do Morro da Providência.

Conheça o evento

2014

Desenvolvimento da Organização

Ao mesmo tempo em que reformula seu modelo de gestão, organização consolida a metodologia, baseada em quatro passos e inspirada no educador brasileiro Paulo Freire e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital.Link para página do site sobre Metodologia

2015

20 anos: Evolução de propósito e Startup Weekend Change Makers

O Comitê para Democratização da Informática celebra 20 anos com evolução de propósito: da inclusão para o empoderamento digital. Como resultado, lança o movimento Recode, um convite para os jovens reprogramarem o sistema vigente a partir da tecnologia.Em seis cidades do mundo, entre elas o Rio, realizamos o Startup Weekend Change Makers, evento global de empreendedorismo voltado para a criação de negócios sociais.

2016

Semana do Empoderamento Digital

Realizada na última semana de março, campanha nas redes sociais marca a evolução da Semana da Inclusão Digital, reproduzida em escala nacional desde 2001.

NOSSO TIME

Rodrigo Baggio

Presidente

Fundador do Comitê para a Democratização da Informática, Rodrigo é empreendedor social, reconhecido internacionalmente com mais de 60 prêmios, e vive em São Francisco (EUA).

Elaine Pinheiro da Silva

CEO Brasil

Acredita no valor das redes e das relações como caminhos para a construção de um mundo melhor. É ainda entusiasta do uso empoderado que as pessoas podem fazer da tecnologia associada às competências do século XXI.

Viviane Suhet

Diretora Executiva

É apaixonada por pessoas e pelo “servir”. Capricorniana na sua essência, adora ensinar e aprender. E é por isso que, depois de 30 anos atuando no varejo, reúne tudo o que aprendeu e se reinventa empreendendo no terceiro setor.

Andrea Nunes

Diretora de Operações

Administradora, consultora e professora. Atuou em bancos e empresas, com planejamento financeiro e gestão. Suas experiências internacionais com estudo e trabalho fortaleceram a bagagem profissional e o aprendizado de línguas.

Ana Paula Lima

Gerente de Plataformas Digitais

Jornalista de formação e “geek” por convicção. Há 16 anos, atua com comunicação digital e mídias sociais, e busca trabalhar com propósito. Praticar Yoga e meditação são seus maiores desafios.

Camila Rocha

Gerente de Comunicação

Apaixonada por empreendedorismo, atua há oito anos com desenvolvimento de novos negócios, startups e organizações em transição. Acredita que negócios sociais podem mudar o mundo e sonha com justiça econômica e social para todos.

Carla Branco

Gerente de Comunidades e Escolas

Nos últimos 14 anos, atua no terceiro setor, nas áreas de Cultura e Educação. Bicicleta como meio de transporte é uma de suas principais causas. É mãe de dois marmAnjos, faz natação e Yoga regularmente e sonha em ver a Baía de Guanabara limpinha.

Cassiane Lanzoni

Gerente de Des. Organizacional

Gaúcha, pós-graduada pela UFRJ em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial. Ingressou no terceiro setor atraída pela possibilidade de colaborar com a transformação social. Mãe de dois adolescentes, adora estar com a família e entre amigos.

Fernanda Pedrosa

Gerente Pedagógica

Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisas ligadas à avaliação educacional, tem experiência com coordenação de programas educacionais, edição de livros e formação de professores.

Rita Jobim

Gerente de Projetos

Professora, formada em Produção Editorial e em Letras, é apaixonada por educação. Fundou um pré-vestibular comunitário, trabalhou com formação de professores e foi gestora do na rede estadual do Rio.

Alessandro Boia

Coordenador de Projetos

Mineiro, morou em São Paulo por 16 anos e desde 2015 é “um menino do Rio”. Teólogo, Educador Físico e pós-graduado em Gestão de Negócios, sempre fez atividades paralelas enquanto atuou como gestor.

Andrea Ribeiro

Multiplicadora

Jornalista formada pela PUC-Rio, trabalhou em veículos como TV Brasil, Canal Futura e Jornal O Globo. Foi professora do curso de Roteiro Para Mídias Digitais do NAVE e durante quatro temporadas produziu o programa Globo Ciência.

Beatriz Teixeira

Multiplicadora

Paraense de fato e coração, desde 2007 vive no Rio. Formada em Direito e com MBA em Sustentabilidade, trabalhou como advogada, tradutora e consultora de responsabilidade social. Gosta de “brincar” com dados e números.

Bruna Nunes

Coordenadora Pedagógica

Cantora nas horas vagas, atua há quase dez anos na área educativa. Não dispensa um bom samba, como também gosta de um bom desafio, especialmente se ele envolver a criação de soluções inovadoras e criativas para a educação.

Camila Garroux

Coordenadora de Pesquisa

Mestranda em Antropologia pela PUC-SP, optou por trabalhar na área de Juventude e Comunicação depois de uma experiência marcante como professora de ballet em favelas de São Paulo. É apaixonada por praia, Yoga, cinema, e pelo Rio, sua nova casa.

Gisela Franco Lachtermacher

Coordenadora de Eventos

Cursou Jornalismo e Relações Internacionais e optou pelas áreas de Marketing/Gente e Gestão em multinacionais de diferentes segmentos. PhD em planos de contingência, como ser mãe feliz de adolescente. Gosta de mar, espaços abertos e livros.

Jannaina Costa

Coordenadora de Comunicação

Jornalista e Mestre em Letras, tem 15 anos de experiência em Educação e Comunicação, nos setores público e privado. Mãe apaixonada, acredita no trabalho com propósito, por isso, migrou para o social, de onde não quer sair mais.

Jeferson Ribeiro Costa

Coordenador de Projetos

Carioca, formado em Administração, atua há mais de 18 anos como profissional multidisciplinar em áreas de tecnologia e gestão. Adora filmes, esportes radicais, viajar e aproveitar a vida.

Júlia Tavares

Coordenadora de Comunicação

Jornalista e especialista em Comunicação, descobriu que pode ser repórter e fazer a diferença dentro de instituições dedicadas a causas sociais. Cultiva amizades de longa data em vários cantos do mundo e ama contar (e ouvir) histórias.

Karina Azambuja Amaral

Coordenadora Financeira

Carioca, pós-graduada em finanças pelo IBMEC, trabalha há mais de 15 anos na área financeira de grandes empresas. Mãe de um menino lindo e sapeca chamado Pedro. Curte ficar com a família, viajar com amigos e, principalmente, cuidar do pequeno.

Lia Gonsales

Coordenadora Pedagógica

Paulistana e psicóloga de formação e educadora por opção. Trabalha há 15 anos na área de Educação e, nos últimos cinco, no Terceiro Setor. Apaixonada por tecnologia e é mãe do pequeno Antonio. Sonha com um mundo melhor e justo para todos.

Patricia Alves

Multiplicadora

Pedagoga, especialista em Tecnologia da Informação Aplicada à Educação, tem experiência em educação a distância e educação profissional. Fotógrafa nas horas vagas, sempre está de malas prontas para viajar.

Talia Aracama

Coordenadora de Programas

Espanhola do País Basco, mudou-se para o Brasil em 2011 após ter morado sete anos em Paris, e é apaixonada pelo Rio e suas paisagens. Assistente Social e mestre em Sociologia, sempre atuou em projetos vinculados à juventude.

Aline Marques Patricio

Analista de Processos

Bióloga, pós-graduada em Gestão Ambiental, com vasta experiência em atividades administrativas, de gestão e educação ambiental e de gestão de processos e pessoas. Adora vinhos, viagens e estar em família e com amigos.

Ana Gonzalez

Analista de Plataformas Digitais

Publicitária e fotógrafa, trabalhou em agências de propaganda com planejamento, fotojornalismo, produção audiovisual e criação. Já teve um programa de rock em rádio e iniciou na área social ensinando musicalização infantil.

Deborah Piller

Analista de Escolas e Comunidades

É formada em cinema, mas trabalha há quatro anos em projetos que envolvem juventude e educação. Adora assistir filmes e séries e fazer trilhas pelo Rio.

Ilca Bandeira

Analista de Bibliotecas

Bibliotecária, de Nova Iguaçu- Baixada Fluminense (com muito orgulho). Ênfase de trabalho em bibliotecas públicas e comunitárias. Geminiana, adora o carnaval carioca e uma boa conversa regada a uma cervejinha gelada.

Larissa Sicchierolli

Analista de Programas

Carioca, formada em Serviço Social pela UFRJ, onde realizou dois anos de pesquisas e extensão na área de Educação em Direitos Humanos na UFRJ. Acredita na transformação social pela Educação e é apaixonada por animais, música, ballet e chocolate.

Manuela Roitman

Analista de Marca

Designer com dez anos de experiência em escritórios de design, empresas municipais, ONGs e trabalhando como autônoma. Gosta de cozinhar, ler e brincar com sua gata Lili.

Tatiana Fernandes

Analista de Comunicação

Carioca, formada em Jornalismo, tem experiência como repórter e em marketing corporativo. Adora trabalhar no terceiro setor, pois acredita em trabalho com causa social. Nas horas vagas, gosta de viajar, cozinhar e estar em contato com a natureza.

Cleide Porto

Analista de Comunicação

Administradora com pós em gestão de projetos. Atuou em diversas empresas nas áreas de relacionamento, marketing e administrativo. Carioca, adora gente, gosta de praia, futebol, viajar e sair com os amigos.

Elvis Ferreira

Analista Administrativo e Financeiro

Paulistano, formado em Gestão Financeira e estuda Ciências Contábeis. Apaixonado pela família, passa o tempo livre assistindo a filmes e futebol #vaicorinthians. Acredita na humanidade.

Marleide Alves Lopes

Analista de Projetos

Faz mágica para conciliar todas as suas paixões: é assistente social voluntária em ONG e mãe de quatro filhos. Encontrou estímulo para voltar a trabalhar e se formar em Serviço Social após ter contato pela primeira vez com um computador em 2000.

Wagner Solis

Analista de Tecnologia e Suporte

Carioca, adora tecnologia, vídeo games e preza a família acima de tudo.

Wanderson da Silva Skrock

Analista de Operações

Graduado em Administração, acredita que a tecnologia pode criar oportunidades para pessoas se desenvolverem. Atua em causas Tecsociais desde 2007. Participou de projetos como Criança Esperança, TEDx e já organizou o Statup Wekeend Change Makers.

Hélcio Ricardo

Instrutor

Aluno de Sistemas de Informação na UFF, iniciou sua caminhada pelo mundo digital após ganhar seu segundo smartphone. O que o motiva é a grande vontade de ver várias pessoas usando algo que criou.

Henrique Godoy

Instrutor

Instrutor, formado em História, trabalha há seis anos na área da educação. Atuou na rede pública de ensino e no terceiro setor, em projetos voltados a literatura, meio ambiente e programa Jovem Aprendiz.

Alice Miranda

Assistente Administrativo

Botafoguense, moradora de Caxias, formada em Letras. É apaixonada por seriados do Netflix e a trilha sonora da sua vida é embalada pelo Los Hermanos e Chico. É mãe de “Chapeleiro Maluco” de 9 anos, razão do seu sorriso de todas as manhãs.

Carlos José da Silva Ferreira

Assistente Administrativo

Sempre atuou na área de Administração e, mais recentemente, na área financeira. Tricolor, curte ritmos, como charme e pagode no Parque de Madureira e um forrózinho na Feira de São Cristóvão.

Adriana Monteiro Fagundes

Auxiliar de Serviços Gerais

Veio do Pará e desembarcou direto em Queimados, no Rio, onde mora até hoje. Começou a cozinhar com sua avó e ama a atividade, não é à toa que trabalha com isso. Nas horas vagas, adora passear com o filho e aproveita para fazer bico como manicure.

Maria Varleide Lemos Souza

Auxiliar de Serviços Gerais

Nascida em Pernambuco, vive em São Paulo, onde construiu família e criou seus dois filhos. Sua casa é do tamanho do seu coração: cabem filhos, noras e netos, que são a alegria da sua vida. Nas horas vagas, gosta de ver TV e fazer pão caseiro.

Iole Melo

Estagiária de Comunicação

Estudante em estudos de Mídia pela UFF e formada em Multimídia pelo NAVE. Se interessa por cinema, televisão, novas tecnologias e cafuné. Já trabalhou como atendimento publicitário, palestrante e relações públicas, e amou tudo isso.

Pedro Silveira

Estagiário de Escolas

Natural de Goiânia porém criado em Brasília, mora no Rio de Janeiro a pouco mais de 3 anos. Estudante de administração e apaixonado por música e esportes. Gosta de praia, sol, futebol e o canto confortável do sofá.

Julia Cavalcanti

Estagiária de Escolas

Estudante de jornalismo na UFRJ e membra do Conselho da Juventude da Cidade. Ajudou a criar o laboratório de financiamento coletivo para jornalismo e o de ativismo e comunicação na faculdade, além de ter organizado o TEDxUFRJ 2016.

Liliane Grem

Estagiária Administrativa

Estudante de Administração, tem experiência na área administrativa há dez anos. Engajada em seus projetos e em tudo que se propõe a fazer. Adora estar com pessoas, ama a família e amigos.

Melanye Amado

Estagiária de Bibliotecas

Estuda Administração, é carioca da gema, mora com a mãe, irmãos e sua cadelinha, e foi criada pela avó. Ama praia, viajar, patinar, cinema e teatro.

PACTO GLOBAL

Atuamos como parceiros de sustentabilidade social de empresas e da sociedade. Também buscamos contribuir para a formulação e o fortalecimento de políticas públicas com base em parâmetros nacionais e internacionais. Para reforçar esse compromisso, nos tornamos signatário do Pacto Global das Nações Unidas

Saiba mais