Modelo de Atuação

Usamos a tecnologia como meio para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo para todas e todos. Cada vez mais presente na vida desse público, a tecnologia é a linguagem que nos permite desenvolver nos jovens as competências do século 21, a autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação e a habilidade para resolução de problemas sociais.

Metodologia

Uma metodologia de aprendizado contínuo e customizado, que habilita o jovem a ser um “reprogramador” da sua realidade. A nossa metodologia, que é a base para a formação de nossos multiplicadores e jovens, é inspirada no educador brasileiro Paulo Freire e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital. Esse é também nosso diferencial: possibilitamos que o desenvolvimento desses jovens seja acompanhado de perto por um educador capacitado. Nossa metodologia contempla três dimensões para potencializar o impacto social: eu (foco no que o jovem pensa sobre o assunto), nós (como ele se vê em relação a isso) e todos nós (foco nos impactos que o assunto causa na família, na comunidade e no mundo).

Os 4 passos de nossa metodologia

Motivar para ler o mundo

Ler o mundo é reconhecer que a sua vida tem sentido num contexto maior

Compreender para agir

Trabalhar o olhar sob diferentes perspectivas em busca de soluções

Planejar para impactar

Antecipar a atuação da intervenção no mundo real por meio do planejamento

Experimentar para avaliar

Experimentar o desenvolvimento da ação e avaliar os resultados alcançados

Competências do Século XXI

A nossa metodologia própria também busca estimular nos jovens algumas das competências para a educação no contexto do século XXI. Essas competências partem de definições e estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). São elas:

Criatividade

Capacidade de invenção, inovação e de enxergar questões sob novas e diferentes perspectivas.

Colaboração

Habilidade para conviver e desenvolver atividades, em um processo interativo, com outras pessoas de diversas crenças, culturas e contextos sociais.

Comunicação

Capacidade de argumentação, de expressão clara e empática e de escuta ativa, utilizando diferentes mídias.

Resolução de desafios

Habilidade para identificar desafios e oportunidades, utilizando a tecnologia e o pensamento crítico, para desenvolver soluções inovadoras e éticas.

Fechar Menu