Empreendedores sociais de diversos continentes contam suas história de transformação social no livro recém-lançado “Social Entrepreneurship and Innovation”, de Ken Banks, fundador da organização global sem fins lucrativos kiwanja.net. O único caso brasileiro é sobre a trajetória de Rodrigo Baggio, fundador e presidente do Recode, que assina capítulo sobre sua história de vida e o modelo de negócio social que ajudou a diminuir a lacuna digital no país.
No livro, Rodrigo narra suas inspirações, dificuldades e aprendizados para transformar em realidade o sonho de promover o empoderamento digital de jovens e ajudá-los a transformar suas perspectivas de futuro. Uma história que passa pela criação da primeira escola de informática e cidadania na comunidade Dona Marta, no Rio de Janeiro, em 1995, à atual expansão internacional do Recode, com programas que aliam o ensino de tecnologia à resolução de problemas sociais em vários países na América Latina e Europa. Rodrigo explica ainda como o Recode impulsionou a chegada do Sistema B ao Brasil em 2013, formado por um grupo de empresas que usa o poder dos negócios para gerar prosperidade compartilhada e durável para todos.
Com prefácio de Peter Gabriel e Bill Drayton, o livro é uma coleção eclética de novas soluções para problemas sociais, referentes a casos estudados também na África, Índia, Estados Unidos e Europa.
A publicação é também um guia prático para empreendedores sociais, que revela valiosas lições de líderes inovadores, entre eles:
– Laura Stachel, Co-fundadora da WE CARE Solar, empresa de geração de energia solar em hospitais da África e Ásia.
– Sharon Terry, Presidente e CEO da Genetic Alliance, uma rede de 10 mil organizações que atuam na área de saúde.
– Brij Kothari, Presidente da PlanetRead, uma iniciativa de alfabetização na Índia.