window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');
Metodologia Recode2023-02-10T12:19:08-03:00

Modelo de atuação

Usamos a tecnologia como metodologia para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo para todas e todos. Além disso, cada vez mais presente na vida desse público, a tecnologia é a linguagem que nos permite desenvolver as competências do século XXI, a autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação e a habilidade para resolução de problemas sociais.

Metodologia

Uma metodologia de aprendizado contínuo e customizado, que habilita o indivíduo a ser um “reprogramador” da sua realidade. Dessa forma, a nossa metodologia, que é a base para a formação de nossos multiplicadores e atendidos, é inspirada no educador brasileiro Paulo Freire e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital.

Esse é também nosso diferencial, porque possibilitamos que o desenvolvimento desses jovens seja acompanhado de perto por um educador capacitado.

Nossa metodologia contempla três dimensões para potencializar o impacto social: eu (foco no que o jovem pensa sobre o assunto), nós (como ele se vê em relação a isso) e todos nós (foco nos impactos que o assunto causa na família, na comunidade e no mundo).

Os 4 passos de nossa metodologia

Motivar para ler o mundo

Ler o mundo é reconhecer que a sua vida tem sentido num contexto maior

Compreender para agir

Trabalhar o olhar sob diferentes perspectivas em busca de soluções

Planejar para impactar

Antecipar a atuação da intervenção no mundo real por meio do planejamento

Experimentar para avaliar

Experimentar o desenvolvimento da ação e avaliar os resultados alcançados

Competências do século XXI

A nossa metodologia própria busca principalmente estimular nos jovens algumas das competências para a educação no contexto do século XXI. Essas competências, por exemplo, partem de definições e estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). São elas:

Criatividade

Capacidade de invenção, inovação e de enxergar questões sob novas e diferentes perspectivas.

Colaboração

Habilidade para conviver e desenvolver atividades, em um processo interativo, com outras pessoas de diversas crenças, culturas e contextos sociais.

Comunicação

Capacidade de argumentação, de expressão clara e empática e de escuta ativa, utilizando diferentes mídias.

Resolução de desafios

Habilidade para identificar desafios e oportunidades, utilizando a tecnologia e o pensamento crítico, para desenvolver soluções inovadoras e éticas.

Ir ao Topo