O Twitter – conhecido como a “rede social do passarinho” – traz mais de 500 milhões de mensagens por dia. Em meio a esse turbilhão de informações, você pode encontrar exatamente o que procura com a ajuda das hashtags, que são palavras-chave acompanhadas do símbolo “#”.
Neste post, mostramos como as hashtags podem ser úteis na pesquisa por novidades na área de educação e tecnologia. A primeira dica é: fuja de termos muito genéricos e combine ao menos duas palavras para resultados mais refinados.
Confira alguns exemplos:
1. #apps #educação
A pesquisa mostra aplicativos que podem ser usados para aprimorar os estudos em sala de aula ou também em casa. Também são sugeridos perfis que falam regularmente sobre o tema.
2. #mobile #educação ou #tech #educação
Desta vez, a pesquisa mostra resultados um pouco mais voltadas para artigos e textos sobre o uso de telefones e tecnologia em sala de aula do que na anterior. Sites e instituições de referência no tema aparecem no topo da página, o que dá mais confiabilidade ao conteúdo.
3. #eduapps
Nessa pesquisa o foco é internacional. Se você fala bem inglês – língua da maioria dos resultados -, vale a pena navegar nessa página. Seja para estudar sozinho ou em sala, os conteúdos são abundantes tanto em quantidade quanto em qualidade.
4. #smedu
Essa hashtag também é internacional, porém utilizada por educadores e profissionais de social media, do mundo todo, para discutir o uso de redes sociais para aprendizagem em sala de aula. Traz infográficos e artigos falando dos prós e contras e como usar as ferramentas da melhor forma possível.