Bibliotecas como espaço de transformação
social e digital
O Recode Bibliotecas é um programa nacional de estímulo à transformação social e digital de comunidades através do protagonismo dos espaços de leitura. Para isso, oferece apoio e formação por meio de um percurso formativo.
O percurso visa o desenvolvimento de uma nova programação nas bibliotecas, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.
Além de aumentar o número de leitores e frequentadores, ao final do percurso formativo o programa busca reconhecer as melhores práticas, atividades realizadas pelas bibliotecas e que tenham gerado impacto social.
O Recode Bibliotecas já recebeu inscrições de instituições em todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e selecionou mais de 600 bibliotecas entre 2017 e 2020.
No momento o programa não está recebendo inscrições.
Melhores práticas em bibliotecas
Acesse as publicações do Programa Recode Bibliotecas
Percurso formativo
O Recode Bibliotecas propõe às instituições selecionadas a participação em um percurso formativo desenvolvido em diferentes etapas a serem executados dentro do período de um ano. Nas edições de 2015, 2017 e 2018 as formações ocorreram online e presenciais, cujo percursos já foram concluídos.
As bibliotecas selecionadas em 2019 e 2020 participam, atualmente, de um percurso formativo que foi estendido até 2021 em decorrência da pandemia do COVID-19. OS profissionais receberem formações virtuais e serão incentivados a realizar atividades online ou presenciais adaptadas à pandemia. Conheça um pouco das formações!
Atividades 100% online em 2020
Movimento Recode
Formação de um educador social na biblioteca e oferta gratuita de cursos em tecnologia.
Desafio Bibliotecas em Casa
Profissional de bibliotecas e jovens idealizam soluções com o uso da tecnologia para o combate ao novo coronavírus.
Percurso formativo estendido até 2021
Bibliotecas na Web
Apoiar os profissionais no uso de redes sociais e ferramentas digitais.
Bibliotecas na Pandemia
Apresentação de protocolos da pandemia para as bibliotecas.
Articulação e Planejamento
Firmar parcerias e organizar atividades online ou presenciais adaptadas à pandemia.
Atividades na Biblioteca
Execução das atividades para promoção de uma biblioteca transformadora.
Avaliação de Impacto
Pesquisa para entender o impacto das atividades na comunidade.
Sustentabilidade
Ações de fomento financeiro, humano e social para as bibliotecas.
Premiação das Melhores Práticas
Seleção das melhores práticas para recebimento de equipamentos tecnológicos.
Mapa de bibliotecas
Navegue no mapa abaixo para conhecer as bibliotecas participantes do programa.
Patrocínio:
Tocalivros e Recode Bibliotecas
O Programa Recode Bibliotecas busca gerar oportunidades para que as instituições participantes que possam ir além do percurso formativo do programa. Assim, nos dedicamos para a realização de novas ações que possam atender nossas bibliotecas das mais diferentes formas.
Foi assim que surgiu uma nova oportunidade: a parceria com a Tocalivros, a principal plataforma de audiolivros do Brasil e, recentemente, a responsável pelo lançamento da Biblioteca Digital pela rede SP Leituras.
A Tocalivros contemplou 149 instituições participantes do Programa Recode Bibliotecas em 24 estados e no Distrito Federal. Cada uma recebeu uma biblioteca digital completa pelo período de um ano.
“
A parceria é um marco para a história do setor do livro e da leitura no Brasil. É um trabalho em conjunto onde queremos incentivar os profissionais de bibliotecas e seus gestores locais, empoderá-los digitalmente e, sobretudo, formar leitores e apoiar a comunidade.
Hanna Gledyz
Programa Recode Bibliotecas
Quer saber mais sobre a Biblioteca Digital Tocalivros?
Envie um email para bibliotecas@tocalivros.com