Promovemos o empoderamento digital de jovens e outros grupos minoritários em situação de vulnerabilidade social e o desenvolvimento econômico territorial por meio da democratização do acesso, do conhecimento e do uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa.

Essa é uma aliança internacional, formada por organizações do Brasil, Chile, Venezuela, Moçambique e Portugal, unidas pelo propósito comum de democratizar o acesso à Inteligência Artificial Generativa e promover inclusão, inovação e impacto social nos territórios onde atuam.

ACESSO À INTERNET E LETRAMENTO DIGITAL DE CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL: PANORAMA E DESIGUALDADES REGIONAIS

O acesso à internet e o letramento digital são pilares fundamentais para a educação contemporânea. No entanto, o Brasil enfrenta significativas desigualdades regionais nesses aspectos, impactando diretamente as oportunidades de aprendizagem de crianças e jovens.

Conectividade entre Crianças e Adolescentes

Em 2021, 93% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos eram usuários de internet, totalizando aproximadamente 22,3 milhões de jovens conectados. O celular é o principal meio de acesso, especialmente entre as classes menos favorecidas. Apesar desse avanço, ainda existem cerca de 3,6 milhões de estudantes sem acesso à internet, sendo 94,7% deles matriculados na rede pública de ensino, com maior concentração nas regiões Norte e Nordeste.

Infraestrutura nas Escolas Públicas

Em 2023, 88,5% das escolas públicas brasileiras tinham acesso à internet, representando um aumento de quase 10 pontos percentuais em comparação a 2021. No entanto, a região Norte ainda apresenta grande desigualdade, com apenas 63,4% das escolas conectadas, enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste superam 98%.

Uso Pedagógico da Internet

O acesso à internet para fins pedagógicos é ainda mais desigual. Apenas 62% das escolas públicas declaram ter internet para o processo de ensino e aprendizagem, e somente 29% contam com computadores, notebooks ou tablets para acesso às redes pelos alunos.

Letramento Digital da População

O Brasil apresenta índices de letramento digital abaixo da média latino-americana. Apenas 30% da população possui habilidades digitais básicas, e 18% habilidades intermediárias, dificultando a plena inclusão digital de crianças e jovens.

Quem já faz parte

Sua empresa pode fazer parte também!

Preencha o formulário ao lado para entrarmos em contato com você, ou entre em contato direto:

E-mail: contato@recode.org.br

WhatsApp: +55 21 97277-5360