Por meio de vídeos, murais, quadrinhos e até memes, professores participantes do projeto Recode mostram como é possível tornar o ensino mais dinâmico
Estudantes estão criando vídeos, murais, quizzes, quadrinhos e até memes em sala de aula! Usando ferramentas didáticas como Biteable, Padlet, Kahoot, Pixton e Giphy os alunos mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada da Educação e tornar a aprendizagem mais atrativa e dinâmica. E eles demostraram isso nos eventos de reconhecimento do projeto Recode em Escolas. Foram três encontros diferentes, uma para cada estado com escolas participantes do projeto: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Participaram professores e alunos que experimentaram e se inspiraram com o uso da tecnologia na sala de aula com o projeto.
Uma das inspirações é o professor Luciano Hermes, da Escola Celestino da Silva (RJ), que levou os alunos a mapear espaços públicos em torno da escola. “No trajeto de deslocamento entre a casa e a escola, eles descobriram praças, museus, galerias e, com isso, acesso a equipamentos culturais e de lazer”, contou. “Foi um aprendizado sobre a reutilização dos espaços públicos e sobre como construir conteúdo na internet. Eles usaram o Google Earth e Wikimapia (mapa editável online) para mapear o entorno onde vivem e classificar os espaços, de acordo com o acesso, entre livre e controlado, e se tornaram autores de conteúdo na internet”.
O projeto é uma iniciativa da ONG Recode com a parceria de órgãos municipais e estaduais de educação, que ofereceu ao longo de 2016 formações pedagógicas para professores participantes. O objetivo foi contribuir para o empoderamento digital dos docentes e fomentar o uso da tecnologia em sua prática pedagógica, visando a melhora do desempenho acadêmico dos alunos e o aumento do índice de retenção de alunos nas unidades escolares.
“O projeto teve foco na formação dos professores, uns dos principais agentes de transformação da Educação, para implementar uma prática pedagógica inovadora por meio do uso da tecnologia. Mostramos a eles como transformar (reprogramar) a dinâmica da sala de aula pelo uso de ferramentas digitais“, explica Elaine Pinheiro, CEO da ONG Recode. “Alguns professores criaram blogs e aplicativos com seus alunos, outros estão usando recursos digitais para dinamizar as aulas e se aproximar mais dos jovens. E são essas iniciativas, que mostram o quanto a tecnologia é facilitadora do processo de ensino-aprendizagem e ajuda a desenvolver nos alunos habilidade para lidar com os desafios complexos da atualidade, que vamos reconhecer neste evento”, completa.
O Recode em Escolas formou mais de 50 profissionais da educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, em 6 escolas participantes.