O Ideathon é uma experiência de empreendedorismo social integrante do Movimento Recode, iniciativa voltada à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social para o uso ético e cidadão da tecnologia com o objetivo foi fortalecer o protagonismo dos jovens. Durante os eventos, mais de 130 jovens se conectaram com mentores do mercado de trabalho para um dia de cocriação e dinâmicas voltadas ao empreendedorismo social. A partir do uso consciente e cidadão da tecnologia, os jovens foram incentivados a criar soluções para os problemas que vivenciam nas comunidades onde vivem.
A programação incluiu diversas atividades. Os participantes receberam instruções dos mentores para identificar um desafio a ser solucionado, apontar possibilidades de apoio e recursos para colocar sua ideia em prática e estabelecer como a solução do problema poderá ser revertida para rentabilizar o jovem e sua comunidade. Com essas ideias, eles desenvolveram um mapa visual como guia para a construção de projetos. No evento em SP, os jovens também participaram de um workshop sobre empreendedorismo e negócios com o empreendedor social Guilherme Lopes e Bruno Souza (um no rio e outro em SP), do Aprenda e Empreenda.
Ao final das etapas, cada grupo apresentou sua ideia a uma banca de jurados. Sabendo que uma das habilidades socioemocionais trabalhadas em nossa metodologia é a colaboração, fizemos uma premiação que possibilitou todos os grupos perceberem uns os pontos fortes dos outros. As categorias premiadas foram: apresentação, trabalho em equipe, solução de impacto, animação, argumentação, inovação, uso da tecnologia, criatividade, viabilidade, fortalecimento aos direitos humanos, apoio ao meio ambiente e empatia.
[:]