window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

5 pensadores da Educação para seguir nas redes sociais

2022-05-27T15:06:42-03:0018 de maio de 2016|Uncategorized|0 Comentários

educação-prioridade-brasil

Tem muito blá blá blá irrelevante na internet, mas também tem muita gente interessante compartilhando conteúdo de qualidade que pode agregar muito para nossa vida pessoal e profissional. É o caso destas 5 personalidades “embaixadoras” da Educação bastante ativas na web que todo educador deveria seguir e se inspirar:

 

 Celso Antunes

Mestre em Ciências Humanas, Consultor Educacional do Canal Futura e Sócio Fundador do “Todos pela Educação”, Celso Antunes é autor de mais de 180 livros didáticos e cerca de 100 livros sobre temas de educação com obras traduzidas em diversos países. Seu entusiasmo na área o tornou também um grande palestrante: Celso já ministrou palestras em todos os estados do país em mais de 500 municípios e também pela América Latina e Europa.

Por que seguir?

Celso Antunes é um educador brasileiro de referência. Em seu blog, diversos textos abordam temas atuais e cotidianos a qualquer professor ou gestor educacional. Didático, sua linguagem simples, mas objetiva, dialoga com o leitor, questiona e reflete sobre o papel do educador, dos pais, da escola e do aluno frente aos desafios atuais. Entre os assuntos mais discutidos por ele estão: educação infantil, desenvolvimento de competências e estímulo de inteligências. Frequentemente Celso publica na sua página do Facebook citações, opiniões e atualizações do seu blog.

Você pode segui-lo aqui e aqui

 

 Leo Fraiman

Fraiman é mestre em Psicologia Escolar pela USP, psicoterapeuta, palestrante e escritor – seu título mais conhecido é o livro “Como Ensinar Bem”. Também é autor da metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), que visa empregar o empreendedorismo em sala de aula. A metodologia visa estimular a autonomia e o autoconhecimento, o trabalho em equipe, a pesquisa e a aprendizagem por desafio, através de atividades voltadas à educação estratégica. Essa metodologia é realidade em mais de 150 escolas no Brasil.

Por que seguir?

Leo está constantemente atualizando sua página do Facebook com textos acompanhados de imagens para a reflexão dos professores, pais e empreendedores, voltadas à definição de conceitos do autoconhecimento aplicáveis ao dia-a-dia e orientações profissionais. Também é colunista de Educação do portal UOL e participa de programas na rádio Jovem Pan.

Você pode segui-lo no facebook aqui e aqui no seu canal do youtube.

 

Mario Sergio Cortella

Filósofo com mestrado e doutorado pela PUC-SP, o último sob orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, Mario Cortella foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e Assessor Especial e Chefe de Gabinete de Paulo Freire.

É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira, Professor Titular do Departamento de educação da PUC-SP e comentarista da CBN. Cortella atua ainda na Ferraz Cortella Palestras, como palestrante de temas educacionais e corporativos.

Por que seguir?

Mário tem uma formação bastante diferenciada. Chegou a experimentar a vida monástica em um convento da Ordem Carmelitana Descalça antes da graduação. Além disso, teve a orientação de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial. É um palestrante e autor bastante aclamado. Entre seus livros mais famosos estão: Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta, Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência e O Que A Vida Me Ensinou e Mario Sergio Cortella – Viver Em Paz Para Morrer. No seu Facebook é possível acompanhar seus comentários na CBN, o lançamento de suas obras, bem como links para textos e entrevistas publicados.

Acompanhe a sua fanpage aqui.

 

Rosely Sayão

A psicóloga Rosely Sayão é especializada em educação familiar e escolar, docência, supervisão e consultoria. Como também é entusiasta da comunicação, escreve sobre os temas da área no Caderno cotidiano da Folha de São Paulo. Além disso, é palestrante e colunista da rádio Band News FM.

Por que seguir?

Escreve sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato de educar e dialogo sobre o dia a dia dessa relação. Seus artigos são sempre compartilhados aqui, em sua página do Facebook, assim como posts variados com conteúdo inspirador para educadores e mensagens de reflexão sobre a área.

 

Viviane Mosé

Viviane é psicóloga, psiquiatra e autora. Possui mestrado e doutorado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mais de 80 mil seguidores apenas em sua página no Facebook. Segundo ela, sua meta é a Educação. Atualmente palestrante e consultora, Viviane também escreveu e produziu a série sobre filosofia “Ser ou não ser?”, exibida entre 2005 e 2006 no fantástico.

Por que seguir?

Em sua página é possível conhecer um pouco mais sobre a educação brasileira e a diversidade através dos vídeos de eventos e programas que ela participa. Em seu novo livro “A escola e os desafios contemporâneos”, Viviane tem como objetivo compartilhar entrevistas com educadores (como Rubem Alves e Cristóvam Buarque) e fomentar discussões sobre a educação brasileira.

Acompanhe aqui.

 

Ir ao Topo