Alunos e professores de 5 escolas públicas foram a São Paulo para participar do Festival Nacional Cineastas 360°, que foi realizado no dia 25 de julho de 2018 e premiou “Francisca” como o melhor filme em 360° produzido eles. Todo o projeto foi uma experiência única! Seus relatos foram tão inspiradores e completos que decidimos compartilhar alguns. Confira:
Layla Rocha, professora de Química – Centro de Ensino Carlos Alberto de Deus, em Goiânia (GO)
“Não poderia deixar de fazer alguns agradecimentos após o final dessa jornada pelo Cineastas 360°. Meu primeiro agradecimento é aos alunos que se dispuseram a participar do projeto. Trinta jovens conheceram novas tecnologias, conheceram um pouco mais do cinema e do que há por trás da telona. Como professora me orgulho de todos vocês e dos seres mais humanos que vocês se tornaram após essa nova formação. Agradeço também a Márcia Oliveira, melhor coordenadora, foi maravilhosa, atenciosa e a cada momento estava à disposição para nós auxiliar no que era necessário.
Thaís Affonso, estudante da equipe do filme “Vale da Eletrônica” – Escola Estadual Sanico Teles, Santa Rita do Sapucaí (MG)
“Começamos a ver o mundo de uma forma diferente. Não com um olhar só, mas com uma visão mais global. Mais em 360°, vamos dizer assim. Antes do projeto, a gente não entendia muito bem o que era trabalhar em grupo, o que era ouvir a opinião dos outros e saber respeitar. Eu mesma não gostava muito do pensamento de “ah, vou ouvir a opinião dele, vou concordar”. Mas com o Cineastas 360° eu comecei a falar “não, pera aí, vamos conversar, eu vou falar uma coisa, você fala a sua e ele fala a dele. Eu vou respeitar a sua, você respeita a dele e vocês respeitam a minha, e com isso a gente monta uma ideia”. Então eu acho que a gente melhorou muito em questão de ouvir a opinião dos outros, saber trabalhar em grupo, saber que nem sempre tudo vai sair como a gente quer, mas se a gente tentar, for atrás, dar o nosso máximo, a gente consegue.”
Beatriz Kellen, estudante da equipe do filme “Francisca” – Centro de Ensino Carlos Alberto de Deus, em Goiânia (GO)
“Quando entramos no projeto não fazíamos ideia de sua proporção, para nós era tudo uma grande brincadeira. Então escolhemos o tema do nosso documentário, e no primeiro dia de gravação percebemos que Jesus tinha nos dado não só a oportunidade de conhecer uma nova tecnologia, como também a de relatar uma grande história. O altruísmo, amor e alegria de Francisca nos mudou e tenho certeza que mudou todos que colocaram aqueles óculos e assistiram nosso filme.
Bom… as gravações, a edição, as brigas (risos), a construção do roteiro… Tudo nos mostrou que quando há dedicação e amor durante o processo o resultado é inevitável. Somos campeões regionais e nacionais do Cineastas 360°! Obrigada a essa equipe vencedora. Layla Rocha, Yan Ítalo, Sabrina Rodrigues e Gabriela Vieira, vocês foram incríveis. Obrigada Facebook e Recode por trazerem esse projeto até nós. Obrigada Rafael Romão por ser tão atencioso conosco. E por fim, obrigada Francisca! Você não apenas teve seu nome gravado nos cartazes, está também nos nossos corações. ”
Confira mais registros dessa experiência no Instagram, com a hashtag #360emSP.