Conheça sites e aplicativos que tornam o aprendizado de um novo idioma mais fácil, rápido e dinâmico

Não à toa! Além de ajudar no mercado de trabalho, cientistas defendem que o aprendizado de um novo idioma é um meio para manter o cérebro afiado e até evitar doenças lá na frente, como Alzheimer.

Mas, na correria do dia a dia, fica difícil se dedicar a um curso presencial e nem sempre temos como pagar pelas aulas também. Pensando nisso, separamos três plataformas de aprendizagem, completamente online e gratuitas, para que a promessa de fim de ano vire realidade e você consiga finalmente se tornar bilíngue no ano que vem.

 

DUOLINGO

“Nosso principal objetivo é oferecer a todos o acesso a uma experiência de tutor particular através da tecnologia.”

duolingo

O duolingo é uma plataforma colaborativa e gameficada de ensino-aprendizagem de idiomas. Todos conteúdos são personalizados e as aulas são em forma de jogo, ficando mais fácil e divertido de aprender.

Hoje, é a maior a plataforma de ensino-aprendizagem do mundo, com o maior tráfego de usuários entre sites semelhantes, e a partir do português é possível aprender inglês, espanhol, francês e alemão.

Acessível na Google Play, Apple Store e Windows Store.

MEMRISE

“Nossa receita para o aprendizado sem esforço tem 3 ingredientes simples: Ciência, Diversão e Comunidade.”

memrise

Não tão conhecido quando o primeiro, o Memrise também investe em trazer diversão para as lições e evitar a desistência dos usuários. Com mais um detalhe muito interessante: a plataforma permite praticar off-line, basta salvar as aulas para ter acesso enquanto desconectado.

Também é mais indicado para quem tem dificuldade em memorizar novas palavras: o site identifica as mais problemáticas e ela reaparece de diversas maneiras até que a quantidade de erros diminua. A página em si é em inglês, mas existe a opção de aprendizado do português para mais de trinta línguas, incluindo linguagem de sinais, esperanto, russo, sânscrito…

Disponível também para aparelhos Android e iOS.

FORVO

“O Forvo é o maior guia de pronúncias do mundo, onde você encontrará milhões de palavras pronunciadas em suas línguas de origem. Legal, não é?”

forvo

E se uns custam para memorizar palavras, outros não conseguem de jeito nenhum fazer a pronuncia certa (aquele biquinho do francês irrita, né?). E para isso veio o Forvo, que em apenas um ano se tornou a maior biblioteca de pronúncias do mundo, com palavras (áudio) em mais de 200 idiomas.

 

Falantes nativos registram seus vocábulos e qualquer um que acessar pode escutar. Se tiver algo errado, os próprios usuários classificam as pronuncias, garantindo um guia preciso para os novos falantes daquela língua.

 

 

 

Rodapé_SeuFuturo