Monitores já participaram de nossas formações e agora conhecem novas aplicações para a tecnologia

Marina Dias, 17 anos, nunca havia visitado uma exposição de arte contemporânea. Agora, a jovem mergulha fundo em uma experiência totalmente nova. Ela se tornou monitora voluntária da Bienal de Arte Digital, que integra o Festival de Arte Digital e acontece até 18 de março no Oi Futuro Flamengo, na zona Sul do Rio de Janeiro.

“Aceitei o convite porque penso em fazer faculdade de Publicidade, e vi a chance de aprender com os artistas. Está sendo um grande crescimento e amadurecimento no lado profissional e pessoal também”, conta ela, que é responsável por conversar com os visitantes e sobre obras da exposição, além de zelar pelo cuidado com as instalações.

Moradora de Inhaúma (zona Norte do Rio), Marina foi um dos seis jovens indicados pela ONG Recode e selecionados para a oportunidade. Nossa parceria com a organização do FAD busca ampliar os horizontes de uma turma já bastante engajada com nossos projetos. Assim, eles também aproveitaram a chance de aprender como a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de expressão artística.

O grupo de monitores conta ainda com Antoniel Santos Araújo, Felipe Rocha, Matheus Galdino, Júlio César Brito da Silva e Nathália Fernandes. Todos são ex-alunos de formações da ONG Recode. Eles se inscreveram em um processo seletivo que considerou disponibilidade de tempo, comprometimento e vontade de aprender. “Conhecer os artistas, entender o processo e ver a tecnologia sobre outras perspectivas e aplicações tem sido muito bom”, destaca Júlio Cesar, que também atua como professor de introdução à programação.

O grupo ganhou elogios por parte da organização do festival, que destacou o espirito de pró-atividade, atenção e facilidade de aprendizado.

Ficou curioso? Que tal conhecer a exposição gratuita e ainda conversar com um desses jovens? A Bienal de Arte Digital acontece no Rio até 18 de março, com vasta programação de oficinas e workshops com artistas brasileiros e internacionais.

 

Bienal de Arte Digital
Rio de Janeiro
Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo/RJ
Informações: 31 (21) 3131-3060
De terça a domingo, das 11h às 20h
A partir de 26 de março, o FAD acontece em Belo Horizonte