window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Biblioteca do Pará se reorganiza para oferecer cursos da Recode durante pandemia

2022-01-06T18:29:55-03:0010 de setembro de 2020|NOSSAS HISTÓRIAS|0 Comentários
[:pt]

A biblioteca Dr. Firmo Cardoso, fundada em 1965 e a única pública da cidade de Barcarena, no Pará, começou o ano de 2020 cheia de planos. Parceira da Recode desde 2018, quando entrou no programa Recode Bibliotecas, a instituição sempre buscou realizar mais do que empréstimos de livros, oferecendo também cursos e oficinas presenciais, com atividades de leitura, ciências e tecnologia.

No entanto, o mês de março chegou e, com ele, a pandemia ganhou força em todo o país. Com isso, não sobrou alternativa a não ser fechar as portas e atuar de forma diferente.

A biblioteca, então, passou a ajudar em cadastros sociais e na entrega de cestas básicas. Além disso, mudou o foco do engajamento para o ambiente virtual, montando uma equipe que chegou até a final do Desafio Recoders. Um dos integrantes, inclusive, é Leonardo Guerreiro, vencedor do concurso cultural “ProgramAção com o App Inventor”“A nossa biblioteca é um espaço diversificado. Nela, você não encontra só o conhecimento impresso, mas um mundo de possibilidades que podem ser desenvolvidas também no mundo digital”, ressalta a bibliotecária Kuézia do Nascimento.

BIBLIOTECA REABERTA

Como o município não registra mais casos graves da Covid-19, a biblioteca reabriu as portas em julho. A instituição, porém, precisou fazer uma grande reformulação para adotar as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e, assim, manter a segurança de funcionários e frequentadores. “Estamos trabalhando apenas com a devolução dos livros e com o agendamento para aqueles que precisam estudar para o Enem. Todos com máscara, distanciamento e mantendo a higienização adequada do espaço”, destaca Kuézia.

Para aqueles que ainda não podem sair, a biblioteca mantém uma série de atividades on-line, como concursos culturais em vídeo que podem ser gravados e enviados de casa. As atividades oferecidas pela Recode seguem a mesma linha, com todos os cursos da plataforma adaptados para o ambiente virtual. “A Recode nos mantém em atividade com o lançamento de campanhas nas quais podemos engajar os jovens mesmo à distância. Os cursos mantêm nossos usuários capacitados para enfrentar uma sociedade que agora, mais do que nunca, precisa se aliar à tecnologia”, finaliza a bibliotecária.

[:]
Ir ao Topo