Recode premia 10 novas programações voltadas ao desenvolvimento social dos municípios participantes do programa Conecta Biblioteca

Todas as 48 bibliotecas que concorreram na primeira fase do Conecta Biblioteca estão de parabéns pelo empenho, dedicação e qualidade de suas programações. O reconhecimento buscou valorizar os profissionais que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município com a pesquisa da comunidade.

As 10 primeiras colocadas foram escolhidas por uma comissão avaliadora em critérios como aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 8 da ONU, inovação, sustentabilidade, divulgação e clareza. As profissionais que levaram os três primeiros lugares irão para a Colômbia para uma imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas públicas. As demais colocadas levam equipamentos para apoiar o uso de tecnologia nesses espaços.

Elanir Cardoso, de Tomé-Açu, 1º lugar, montou uma programação voltada para cursos profissionalizantes e trouxe uma formação sobre manejo sustentável para pequenos agricultores. Já para Patrícia Itaibele, de Juiná-MT, a população demandou uma maior presença da biblioteca no seu dia a dia, o que rendeu atividades de estímulo à leitura e protagonismo jovem, além da participação em eventos oficiais do município. E Francinete Braga, de Pedreiras-MA, desenvolveu uma formação de mediadores para levar oficinas de leitura e cursos na área cultural, como fotografia e produção de vídeos com celular.

As dez melhores práticas serão convidadas para compartilhar suas experiências em evento no Rio de Janeiro, em dezembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Recode.

 

 

Conheça todas as vencedoras

1º – Biblioteca Municipal Wilson Marques (Tomé-Açú, PA) – Elanir Fernandes Cardoso
2º – Biblioteca Maria Santana (Juiná-MT) – Patrícia Itaibele Gomes Pereira
3º – Biblioteca Municipal Amaral (Pedreiras-MA) – Francinete Santos Braga
4º – Estação Literária Lourdinha Évora (Guararema-SP) – Vanessa Martins dos Santos
5º – Biblioteca Municipal Wesley Viana de Moura (Redenção-PA) – Margareth Miranda de Oliveira
6º – Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot (Jundiaí-SP) – Michele Santana Bueno
7º – Biblioteca Antonio Massoud Ruffeil (Inhangapi-PA) – Edilza Pinheiro da Rocha
8º – Biblioteca Argentina Lopes Tristão (Domingos Martins-ES) – Ana Maria da Silva
9º – Biblioteca Municipal Madeira de Freitas (Cariacica – ES) – Marcelle da Silva Coelho Queiroz
10º – Biblioteca Municipal Jorge Gomes de Carvalho (Curralinho-PA) – Mycnamara Moraes da Silva Ribeiro