Programa itinerante é uma evolução do projeto Amigos do Planeta Inclusão Digital, que já beneficiou mais de 45 mil pessoas em todo o país

A Casas Bahia em parceria conosco inicia em 2015 uma nova fase de projeto itinerante que leva cursos gratuitos de empreendedorismo, empregabilidade e informática a municípios em que a rede está presente em todo o país. O Aprender e Transformar dá continuidade – e amplia – o Amigos do Planeta Inclusão Digital que, desde 2009 até o ano passado, já beneficiou mais de 45 mil pessoas em todo o país. Este ano, com mais de 1000 vagas abertas em cada cidade, novo nome, estrutura mais ampla e funcional, novidades na grade e na identidade visual, o programa vai percorrer mais de 9,5 mil km, passando por oito estados: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia.

As novidades no programa respondem ao que o mercado solicita às pessoas interessadas em se inserir profissionalmente. “O Aprender e Transformar é a evolução natural do antigo Amigos do Planeta Inclusão Digital, que surgiu em 2009 com foco na formação dos pacotes básicos de informática e hoje tem cursos de desenvolvimento de aplicativos, por exemplo”, comenta Flávia Altheman, diretora executiva de Marketing da Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio. “O país passou por transformações importantes nos últimos anos e foi preciso ampliar o escopo para atendermos às novas necessidades daqueles que participam dos cursos”, completa. Continuam na programação conteúdos como “Introdução à Informática” e formação nos tradicionais pacotes de edição de textos, planilhas e apresentações. Hoje, o Aprender e Transformar também oferece em sua grade “Internet para Comunicação”, “Internet para Serviços”, “Desenvolvimento de Apps”, “Novas Tecnologias e Mobilidade” e “Multimídia”. Crianças podem participar do módulo Kids, uma introdução ao mundo digital.

Quem está em busca do primeiro emprego vai encontrar orientações no módulo de empregabilidade, que auxilia na preparação para entrevistas e oportunidades no mercado de trabalho, com cursos de “Assistente Administrativo”, “Técnica de Vendas”, “Preparação para o 1º emprego” e o novo “Saúde Financeira”, que contribui para uma relação saudável com as finanças, com o uso consciente do dinheiro. De maneira lúdica e interativa, por meio de um jogo, o participante planeja como atingir seus objetivos e alcançar seus sonhos. Já para quem tem interesse em empreender e ter acesso a ferramentas para abrir o seu próprio negócio, o Aprender e Transformar oferece os cursos de “Empreendedorismo” e “Empreendedorismo Cultural”, este segundo, também novo na grade.

A estrutura do evento também mudou. Antes, várias tendas recebiam os estudantes. Agora, há uma grande estrutura dividida em “salas” climatizadas e com espaço para atendimento aos alunos de maneira mais funcional e confortável.
Os educadores, formados pela nossa metodologia, são profissionais locais, garantido a integração com os alunos, além de beneficiar a comunidade a partir da geração de empregos temporários.

Serviço – Aprender e Transformar
Os cursos e palestras oferecidos pelo Aprender e Transformar são gratuitos e abertos para pessoas a partir de 14 anos de idade. Alguns cursos de informática podem ser realizados por jovens a partir de 12. O módulo Kids contempla atividades de inclusão digital também para crianças, com idade entre 7 e 12 anos.

A primeira cidade a receber o Aprender e Transformar é Joinville, em Santa Catarina, com pré-inscrições nos dias 8 e 9 de maio, na Casas Bahia da Rua XV de Novembro, 393 – Centro, das 9h às 18h. Basta comparecer à loja com documento de identificação e comprovante de residência – moradores de cidades vizinhas também estão convidados a participar do projeto. Os cursos acontecem de 11 a 30 de maio. Diariamente, são abertas novas vagas para cursos e palestras e, após o início das atividades, as inscrições deverão ser feitas no local onde serão realizados os cursos, no Parque São Francisco – Quadra Poliesportiva – Av. Alvino Hansen, s/n – Bairro Adhemar Garcia. Confira as próximas cidades a receberem o Aprender e Transformar:

. Maio – Joinville (SC)
. Junho – Corumbá (MS)
. Julho – Várzea Grande (MT)
. Agosto – Araguaína (TO)
. Setembro – São Luís (MA)
. Outubro – Teresina (PI)
. Novembro – Jaboatão dos Guararapes (PE)
. Dezembro – Simões Filho (BA)

Conheça o Aprender e Transformar: www.aprenderetransformar.com.br

https://youtu.be/joNbOow7A3U