Mega evento em São Paulo inspira atuação com empoderamento digital de jovens

slide campus

Em busca de novidades e inspiração para o trabalho de incentivo ao empoderamento digital e empreendedorismo social dos jovens, conferimos de perto a edição 2016 da Campus Party, que aconteceu em São Paulo de 26 a 31 de janeiro. Com o tema #FeelTheFuture, o encontro se tornou referência como  um dos maiores eventos de experiência tecnológica nas áreas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital.

Os colaboradores Alessandro Boia e Beatriz Teixeira, da equipe do programa Recode em comunidades, participaram pela primeira vez da festa e estavam entre as mais de 80 mil pessoas que passaram pelo Anhembi – incluindo os 8 mil campuseiros. “Ir à Campus Party é como dar uma espiada no futuro”, conta Beatriz.

Foram 700 horas de atividades e 600 palestrantes, com participantes de 18 países diferentes vivendo uma experiência única. Nossos representantes revelam o que mais gostaram: “Fiquei encantada com o aspecto político de certos debates, sobre o papel da mulher na tecnologia, das pessoas em situação de vulnerabilidade social, da importância da construção de softwares livres”, completa Beatriz.

Para Alessandro Boia, “o grande legado que tiramos dessa participação é entender como evoluir a formação do jovem para conectá-lo a experiências de inovadoras de empreendedorismo”. Ele cita ainda tendências como Economia Colaborativa e Presença Virtual, que se refere às nossas conexões e atuação em ambientes online. Novos modelos de plataformas de aprendizagem também chamaram a atenção pelo imenso potencial para revolucionar a educação no mundo. “O evento mostrou como podemos utilizar de forma mais efetiva os recursos virtuais, que se tornaram extensão da nossa existência”, finaliza.