window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Dia do Assistente Social: amor pela transformação social

2022-01-06T18:18:56-03:0014 de maio de 2021|EDUCAÇÃO|0 Comentários
[:pt]

No dia 15 de maio é celebrado o Dia do Assistente Social – profissional que colabora com a promoção do bem-estar social.

Para homenagear todos esses profissionais que atuam para contribuir para um mundo com mais igualdade de direitos, compartilhamos um depoimento da primeira assistente social da Recode, Marleide Nacle. Confira abaixo!

“Conheci a RECODE no ano 2000. Essa foi a primeira vez que tive contato com a tecnologia. Eu me encontrava em uma situação difícil após um divórcio e precisava prover o sustento das minhas filhas. Eu me apaixonei pela metodologia da organização e pela forma que aprendi a usar a tecnologia no meu dia a dia.

Com a formação, eu me senti cidadã de direitos e percebi que poderia mudar a vida de outras pessoas também, atuando como agente de transformação.  

Após a conclusão do curso em um Centro de Empoderamento Digital, eu fui convidada para atuar nesse mesmo Centro como educadora social. 
Após alguns anos, em 2007, eu acabei sendo contratada como educadora social na RECODE.  A cada turma que eu capacitava eu percebia a transformação de cada aluno que passava a ser protagonista da sua história. Eu vi muitas vidas sendo transformadas assim como a minha foi.

Em 2012, eu decidi estudar Serviço Social! No início, foi difícil conciliar família, trabalho e estudo.  A Recode sempre me apoiou na retomada dos meus estudos e eu me formei como assistente social.

Em 2019 eu realizei o meu sonho e me tornei a primeira Assistente Social da Recode. Hoje atuo na área de Operações com assessoramento técnico, político e administrativo em relação ao SUAS – Sistema Único de Assistência Social, e também no acompanhamento de atividades dos Centros de Empoderamento Digital!  Com muito orgulho eu faço parte de uma rede que, por meio da tecnologia, proporciona a transformação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

A Recode não só contribuiu para meu desenvolvimento profissional, como pessoal. Eu aprendi muito sobre empoderamento. Sou chefe de família, mãe de quatro filhos, nascida e criada na baixada fluminense no RJ. E, também, contei com poucas oportunidades ao longo da vida. Hoje, sou apaixonada pela minha carreira. Por meio da minha profissão vivencio histórias similares a minha: indivíduos e instituições que têm descoberto o seu próprio papel transformador na sociedade.

Agradeço a Recode pela oportunidade de crescimento pessoal e pela profissional que eu me tornei.  Eu também sou uma Recoder!

Parabenizo a todos os assistentes sociais que estão sempre lutando para viabilizar direitos socioassitenciais para ver uma sociedade mais justa.  Juntos somos mais fortes!”

[:]
Ir ao Topo