[:pt]

Anualmente, o Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de maio. O objetivo dessa data é promover o hábito de visitação e apreciação de museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

A cada edição, o International Council of Museus (ICOM) – responsável pela iniciativa, escolhe mundialmente um tema para fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos localmente por cada instituição.

“O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar” é o tema para 2021 que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus em um período de incertezas para o setor, devido a pandemia de COVID-19.

Para driblar os efeitos do confinamento, muitas instituições e espaços culturais têm encontrado na tecnologia a solução para se adaptarem e continuarem atuantes. Visitas virtuais e interativas se tornaram uma grande aposta no momento que as atividades presenciais estão restritas.

Com o apoio da tecnologia, é possível conferir, por exemplo, a mais recente exposição de arte no D’Orsay em Paris, visitar virtualmente o famoso Guggenheim em Nova York ou aprender mais com algumas pinacotecas brasileiras.

Listamos algumas atrações virtuais, ofertadas por museus, que você pode conhecer da sua casa:

  1. Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca possui um belíssimo acervo, que começou com apenas 26 quadros e hoje conta com mais de 9.000 obras de arte. O destaque é a coleção de artistas nacionais, especialmente dos séculos XIX e XX, entre eles: Benedito Calixto, Pedro Alexandrino, Victor Meirelles, Eliseu Visconti, José Ferraz de Almeida Junior e Anita Malfatti. Você poderá conferir detalhes de diversas obras online e também visitar os corredores do museu através do Google Arts & Culture, com destaque para a obra Mestiço, de Candido Portinari.

Acesse em: http://pinacoteca.org.br/visite/tour-virtual/

2. Galeria Uffize, Florença – Itália

O museu conta com diversas esculturas, a maioria produzida entre os séculos XII e XVII, e obras de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafaello. As atrações principais estão na Sala Botticelli, onde podem ser vistos os quadros A primavera e O Nascimento de Vênus. Na sala dedicada ao icônico Leonardo da Vinci estão as obras Anunciação e A Adoração dos Magos. Você pode conferir esse acervo percorrendo os corredores do museu pelo Google Arts & Culture. No site do museu, vale conferir exposições online e alguns dos mais importantes trabalhos em fotos com alta resolução, onde cada detalhe das pinceladas pode ser visto.

Acesse em: https://www.uffizi.it/en/online-exhibitions, https://artsandculture.google.com/story/cQVh5Rbqa2Q3dg

3. Museu do Louvre, Paris – França

Aproveite o passeio virtual para curtir detalhes das obras do acervo do Louvre, que certamente está entre os melhores museus do mundo. O Museu do Louvre contém mais de 380 mil objetos e exibe 35 mil obras de arte em oito departamentos curatoriais com mais de 60.600 metros quadrados dedicado à coleção permanente. A parte chata da visita virtual ao Louvre é a necessidade de instalar o Flash (para quem ainda não tem disponível no computador). A visita virtual está disponível em francês e inglês.

      Acesse em: https://focus.louvre.fr/en/

Acompanhe nossas redes sociais para conhecer mais dicas!
Siga @rederecode no Facebook e também no Instagram.

[:]