window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Dicas de ferramentas para usar na sala de aula

2022-05-27T15:06:41-03:0029 de junho de 2016|Uncategorized|3 Comentários

sala site

Os professores que enfrentam a sala de aula todos os dias sabem como é difícil manter os alunos interessados. Sempre existem obstáculos para o engajamento da turma: a primeira aula de segunda-feira, a ansiedade para o fim de semana, a última fofoca do recreio ou apenas falta de afinidade com a matéria.

O desafio do professor nos dias de hoje, num mundo hiperconectado e digital, é encontrar novos meios de comunicação que atraiam os jovens. Pensando nisso, desenvolvemos uma série de artigos recomendando ferramentas digitais para sala de aula, que podem oferecer mais dinamismo e oportunidade de interação entre alunos e docentes. Neste primeiro artigo, reunimos recursos que podem ser utilizados em qualquer disciplina. Confira!

1.      Mural Virtual (PADLET)

padlet

O Padlet promete ser o meio mais fácil de “criar e colaborar no mundo”. Funciona como uma folha em branco onde você (e seus alunos) pode colocar qualquer coisa: textos, documentos, imagens e vídeos. O legal é que ele pode ser usado em qualquer dispositivo (computador, tablet, celular…) e todos atualizam juntos, sem limites para a quantidade de usuários.

Em sala: Durante a aula, o educador pode incentivar aos alunos a contribuírem para o mural com o que já conhecem ou já viram sobre o tema. Conforme a explicação e o debate se desenvolvem, os materiais são usados como exemplo e tudo o que for salvo se torna um meio de consulta e estudo sempre à mão.

Já imaginou também alunos em salas diferentes compartilhando conhecimento ao vivo? Interações entre alunos da mesma série, porém em turmas diferentes, também é algo que se torna possível com o Padlet.

2.      Kahoot!
Logo_Powtoon

Crie jogos de perguntas e respostas interativos em minutos.

Os “Kahoots” são uma série de perguntas múltipla escolha, onde você      pode adicionar diagramas, imagens e vídeos, e os jogos podem ser          feitos de forma individual ou em times. O site conta também com um esquema de pontos e ranqueamento. Tudo isso garantindo o engajamento dos alunos.

Em sala: Que tal transformar os Kahoots em ”prova”? Em competições individuais, o aluno se vê interessado em responder (e ganhar mais pontos que o colega). Ótima oportunidade para avaliar o conhecimento do aluno e ensinar como competir de forma saudável com os seus amigos.

3.      PowToon

Logo_Powtoon

O PowToon é um site que permite a criação de vídeos no formato de animação. Deixe sua aula mais divertida levando algo impressionante para os seus alunos. Faça vídeos animados e apresentações inspirar e engajar os estudantes.

Em sala: Chegou àquela parte da matéria que ninguém consegue entender ou não vê aplicação útil para ela? Crie histórias e apresentações para explicar de forma ilustrativa o que apenas as palavras não estão dando conta. Depois dessa aula, peça ideias aos seus alunos de quais outros exemplos podem deixar as apresentações mais interessantes e desenvolva a criatividade deles.

4.      Piktochart

piktochart_logo

O PikToChart é um site para criar seus próprios infográficos totalmente personalizáveis. Com vários modelos disponíveis, em cada um deles é possível mudar cor, fonte, posição de gráficos, inserir formas… e as informações que você precisa passar ficam claras e objetivas.

Em sala: Incentive os alunos a produzirem seus próprios infográficos, além de ajudar os estudantes a organizar informações, transformar texto em informação visual (imagens, gráficos e ícones) a torna mais acessível e fácil de processar. Promova competições entre turmas e até entre professores (com os melhores gráficos de cada matéria), engajando os estudantes a participar.

Ir ao Topo