window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Documentário em 360º produzido pela etnia Wajãpi fala sobre natureza e criação

2022-05-27T15:06:21-03:007 de maio de 2020|NOSSAS HISTÓRIAS|0 Comentários
[:pt]

Projeto foi produzido por jovens da aldeia Karapijuty, no Amapá

Da longínqua aldeia Karapijuty, no interior do Amapá, foi produzido, no fim de 2019, o primeiro documentário feito com tecnologia 360° do estado. “Dono que a gente não vê” (Moma’e jãrã kõ jikuaê’ã kõ), produzido e idealizado por Kauri, Motam e Kuripiri Wajãpi, fala da sobre criadores das florestas, dos peixes, dos pássaros, dos céus. A intenção era mostrar ao mundo o conhecimento do povo Wajãpi sobre a gênese.

“Para os Wajãpi, existem vários donos diferentes, só que a gente não vê. Ainda assim, temos que respeitar e cuidar deles. Assim, eles vão cuidar da gente também, e não vão fazer mal com a gente”, explica Kauri. “Se a gente não cuida deles, eles podem derrubar todas as florestas, poluir os rios, vão ficar bravos e aumentar os problemas de saúde das pessoas”, completa.

A indicação para que os jovens participassem do projeto da Recode em parceria com o Facebook partiu do diretor da Escola de Educação Indígena Aramirã, Evilázio Ribas. O projeto ensina realidade virtual para impacto social. Depois de aprenderem a manusear a câmera, entenderem a tecnologia e o processo de edição, foram sete dias de gravação na aldeia. Para Kauri, o processo foi o início de algo maior. O jovem conta que quer continuar produzindo e já tem várias ideias.

“O próximo documentário quero gravar os mais velhos e os pajés, como eles vêm o mundo, como se comunicam com os donos de cada floresta, árvores, rios, animais… e depois traduzir para várias línguas, para que cada vez mais pessoas possam entender nosso povo”, finaliza Kauri.

Em abril de 2020, o curta foi escolhido para compor a nova lista de vídeos em 360º da Digital Promise em parceria com a ONU, o My World 360º. A iniciativa reúne vídeos produzidos por jovens estudantes do Brasil, Argentina, Panamá, México, EUA, Coréia do Sul e Índia.

Confira aqui o documentário em 360º.

[:]
Ir ao Topo