App oficial foi desenvolvido por alunos da Associação Cairuçu, parceira do Programa Recode

O potencial turístico de Paraty, no litoral carioca, é um estimulo para que jovens coloquem na prática todo o conhecimento adquirido nos cursos da Associação Cairuçu, parceira do Programa Recode há três anos.

Este ano, uma turma de 14 alunos – de 12 a 29 anos – está à frente do desenvolvimento do aplicativo oficial do Festival Aves de Paraty 2017, voltado para o turismo sustentável e a valorização da fauna local, especialmente das aves.  Eles são responsáveis pelo visual e pelas funcionalidades do app, que divulga a programação e traz outros serviços práticos como localização e lugares para hospedagem.

 

 

 

Além disso, os jovens fizeram o plano de comunicação do festival e serão responsáveis pela cobertura ao vivo do evento no site e nas redes sociais da organização, como Facebook, YouTube e Instagram. O evento acontece de 14 a 17 de setembro, em Paraty.

Os estudantes passaram pelos cursos de Introdução ao Mundo Digital e Modelagem de Aplicativos e Noções de Gestão de Projetos, oferecidos pela educadora Gilmara Rocha. Agora, fazem do evento uma grande aula prática. “Queremos despertar o espirito de empreendedor no jovem e estimular a capacitação profissional em Paraty. Somos uma cidade de eventos, mas normalmente a mão de obra vem de fora”, explica ela, que também atua como coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Associação Cairuçu.

Saiba mais

A Associação foi fundada em 2002 e hoje atua em três comunidades na divisa com o município de Ubatuba, localizadas em Unidades de Conservação. Para realizar as atividades educativas em Ponta Negra, por exemplo, Gilmara faz uma travessia de barco e leva seis computadores na mochila, uma vez que a comunidade não tem energia elétrica.

“Entendemos o impacto da tecnologia como forma construir conhecimento, para que o jovem tenha mais uma opção de renda. Não é apenas um entretenimento”, finaliza.

Confira a programação completa do Festival Aves de Paraty 2017

Baixe o app oficial do evento:

Versão para Android

Versão para  IOS