[:pt]

A pequena cidade de Guararema, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, sempre chamou a atenção pela variedade de fauna e flora, atraindo turistas de diversas regiões do país. Quando a pandemia chegou, no entanto, o movimento no município despencou, fazendo com que comerciantes e prestadores de serviços tivessem dificuldades para manter os negócios.

Em meio a esse problema, que já havia sido percebido pela estudante Juliana Cidade, de 16 anos, a Recode lançou o Desafio Recoders, estimulando jovens de todo o país na criação de soluções para as dificuldades das regiões onde vivem. Era a oportunidade de a jovem tirar do papel uma ideia que poderia ajudar o município que tanto ama.

Juliana resolveu participar e começou, então, a planejar o projeto. Para isso, teve a ajuda do mentor Jean Silva, do C6 Bank. Ao perceber a queda na economia da cidade, ela observou que a tecnologia podia conectar consumidores, produtores, comerciantes e prestadores de serviços. Nascia assim o Guararema Express.

“O Guararema Express é uma plataforma responsiva e gratuita voltada para a cidade. O comerciante ou prestador de serviço pode cadastrar o seu negócio gratuitamente, permitindo que as encomendas sejam feitas pelos clientes”, explica Juliana.

O projeto da estudante chamou a atenção dos jurados do Desafio Recoders, fazendo com que ela chegasse ao primeiro lugar: “Eu achei a ideia muito bacana, mas jamais imaginei ficar em primeiro lugar em um concurso nacional. Foi uma experiência única. Me rendeu muito aprendizado e ainda pude colaborar com Guararema”, comemora.

O Guararema Express está disponível em www.guararemaexpress.com.br. Produtores, comerciantes e consumidores podem se cadastrar gratuitamente e começar a utilizar os serviços.

Desafio Recoders

Ao longo de cinco meses de atividades, cerca de 200 participantes criaram ideias para impacto social com o usol da tecnologia. Os jovens contaram com a mentoria de voluntários de mais de 10 empresas de diversas áreas do mercado.

[:]