O carioca Tales Gomes, de 27 anos, fundador da startup Plataforma Saúde (www.plataformasaude.net.br), está na lista da Revista Forbes entre os 30 jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30. Ele faz parte da geração beneficiada pelo empoderamento digital e o uso da tecnologia a favor de mudanças na sociedade.

“Instituições sociais estão favorecendo o desenvolvimento de aplicativos, fundação de startups e formações para uma nova escola e para o mercado de trabalho. Afinal, o empreendedorismo social e o empoderamento digital podem dar resultados reconhecidos pelo mercado”, comenta.

Thales recebeu do Comitê para a Democratização da Informática o primeiro estímulo para desenvolver sua ideia de negócio social. A Plataforma Saúde foi premiada em primeiro lugar no Startup Weekend Rio Favela, realizado pela nossa organização em 2014 no Morro da Providência. Com 54 horas de cocriação entre os participantes, foi o primeiro evento desse tipo realizado em uma favela no mundo. A comunidade apresentou seus principais problemas e os empreendedores criaram propostas para solucioná-los.

Lançada em 2014, a plataforma digital busca soluções para o desafio da saúde pública, com foco no diagnóstico e na prevenção das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), responsáveis por 63% das mortes no mundo – como diabetes, câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares. Ainda em 2014, a empresa foi contemplada entre as 16 Startups Mais Criativas da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, logo em seguida, recebeu um subsídio de R$ 200 mil do programa Startup Brasil, do governo brasileiro.

O sistema da Plataforma Saúde – disponível atualmente a profissionais de saúde – vai ganhar novas funcionalidades que incluirão aumento do número de análises de risco e acesso de pacientes. O modelo de negócio prevê a venda do serviço para empresas, ONGs e usuários finais.