Incentivados pela ONG Recode, jovens de comunidades do Rio estão tendo a oportunidade de reprogramar a realidade por meio de aplicativos próprios. Eles são ex-alunos de cursos da Organização, em turmas de 2014 e do ano passado, onde aprenderam a criar protótipos de apps que tivessem como foco proporcionar melhorias para a sociedade.
Os vencedores do evento de reconhecimento do curso de Desenvolvimento de Aplicativos do projeto Mobilidade (2104) e do Programa Recode (2015) terão suas ideias desenvolvidas pela gigante da área de tecnologia Microsoft, em parceria com o Instituto Eldorado — centro de pesquisa brasileiro focado no desenvolvimento e inovação nas áreas de tecnologia. Quando estiverem prontos, os apps serão publicados em lojas virtuais, como Apple Store, Google Play e Windows Phone.
A fase de planejamento começou nesta semana, aqui na ONG, com três encontros (28-29/11 e 2/12). Nessa primeira parte, os jovens tiveram apoio de mentores, que fazem parte do nosso programa de voluntariado. Os appers apresentaram questões fundamentais para o funcionamento e sucesso do aplicativo, como público-alvo, funcionalidades e riscos do produto e fizeram a especificação do design e das funcionalidades dos apps.
Depois do planejamento, os aplicativos vão para as fases de desenvolvimento do projeto, seguido pela homologação (período de testes) e, finalmente, publicação!

 

Veja os apps selecionados:
– Mulheres Unidas: Oferece apoio e informações úteis sobre a rede de proteção social disponível a essas mulheres;

– Repare: Mapeia de forma interativa regiões da cidade onde há obstáculos para pedestres, como buracos, desníveis e má conservação.

– Special QT: Tem como foco entreter pessoas portadoras de câncer enquanto estão em tratamento, especificamente crianças