O programa Conecta Biblioteca está a todo vapor! Nessa semana recebemos um relato muito rico da Marcele Queiroz, participante do Programa, sobre as atividades lideradas pelos próprios jovens da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Cariacica – Espirito Santo, para atrair novos usuários. Confira:

E no dia 11 de setembro, rolou nossa reunião com os jovens da comunidade!
Tivemos a presença e a participação do nosso Gerente de Juventude Deydson Nicoli Fabres, que falou sobre todos os projetos em andamento desta Gerência para a juventude da Cidade de Cariacica. Os próprios jovens já inscritos protagonizaram toda a reunião, falando sobre o que é a ONG Recode, o que é o Conecta Biblioteca e os cursos da Plataforma. Eles fizeram uma dinâmica de quebra-gelo com os jovens presentes.
A dinâmica foi apresentar uma caixa surpresa, essa surpresa poderia ser boa ou não. Fizeram um círculo, colocaram uma música e foram passando a caixa, ao parar a música, o jovem que estivesse com a caixa poderia abri-la ou não. Se abrisse, deveria pagar uma prenda, se não a brincadeira continuaria. O objetivo da dinâmica que os jovens prepararam foi demonstrar o quanto temos coragem para enfrentar as surpresas boas ou más que nos aparecem, enfrentar os desafios e tirar o que é válido, sendo bom ou ruim.
Em seguida convidamos o Rômulo de Aguiar, jovem da Biblioteca de Domingos Martins, da Ana Maria Silva, que deu um emocionante depoimento para o público sobre como a biblioteca mudou a sua vida e ainda passou dicas de como os jovens de Cariacica (ES) podem conduzir esse trabalho com a biblioteca. Ao fim os jovens explicaram como será esse movimento juvenil, chamando o programa de “Bibliotecamentes”. Todos os jovens falaram um pouco do que sentiram com a reunião, e até já começaram a jogar ideias para começar a mobilização!
Além das tarefas do Conecta Biblioteca, os jovens farão diversas ações culturais e literárias. Uma logo será produzida para o movimento, os nomes dos jovens sairão no Diário Oficial da Prefeitura, dentro de uma Comissão Especial, e todas as suas ideias serão registradas pela Assessoria de Comunicação através de um canal no YouTube. Os jovens poderão gravar memes literários, resenhas, vídeos, gifs, quadros e séries, tudo para atrair novos jovens para a biblioteca.
Foi um sucesso e estamos muito animados! Agradecemos a ONG Recode por essa grande ideia que ontem começou de fato a se tornar real!