É com alegria que celebramos a realização do projeto TecEscola ao longo de dois anos de atividades e aprendizados. Nessa rica parceira intersetorial entre B2W Digital, ONG Recode e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, contamos com o entusiasmo de professores e alunos que acreditaram na possibilidade de incorporar novas tecnologias em sala de aula de forma criativa e inovadora.

De 2015-2017, o projeto teve o objetivo de apoiar professores da rede estadual no uso dessas novas ferramentas em seus projetos pedagógicos. Formamos 132 educadores de 57 escolas, impactando diretamente 4700 alunos.

No encerramento do TecEscola, confira 3 destaques do projeto:

  • Novas práticas adotadas em sala de aula:  A partir da formação do TecEscola, professores apontaram o aumento no uso de recursos digitais para a educação. Foram citadas como novas práticas o uso do celular e a gamificação como processo facilitador do trabalho em sala, o incentivo a novos experimentos com a tecnologia e a sala de aula como testagem de novos recursos digitais recém descobertos

 

  • Apps desenvolvidos pelos próprios professores: Três ideias de apps idealizadas pelos professores participantes do projeto já estão disponíveis para download gratuito na PlayStore e na Apple Store: Profissap e Sonhe, com foco em orientação vocacional, e Universos & Tribos, voltado para reforço escolar. A experiência de cocriação, iniciada no evento TecEscola – Experiência TecLab, deu protagonismo aos professores e mostrou que todos podem saltar de usuários a criadores de tecnologia.

 

  • Alunos criam sites para aprender web design: O desafio surgiu como resultado prático do curso presencial de Web Design oferecido aos alunos do projeto. Ao longo de 30 horas, as turmas aprenderam a criar uma página com textos, links, vídeos e fotos sobre um tema livre do interesse deles. Assim, ganharam um certificado que pode fazer a diferença no currículo.

Quer saber mais?

Assista ao mini-documentário do TecEscola, com os principais marcos dessa jornada.