window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Recode realiza Hackathon com mais de 700 jovens

2022-01-06T18:29:00-03:0028 de julho de 2020|DESTAQUE|0 Comentários
[:pt]

Imagine um grande encontro com mais de 700 jovens para a prototipação de soluções que combinem empreendedorismo e tecnologia para a resolução de problemas sociais. Essa foi a proposta do Hackaton Recode Pro 2020,a segunda fase do processo seletivo do programa Recode Pro.

Ao longo de três dias de atividades, os participantes acompanharam lives temáticas com profissionais de organizações parceiras e de grandes empresas para buscar soluções com o uso da tecnologia para problemas das comunidades onde vivem. Os temas escolhidos foram nas áreas de saúde, meio ambiente, segurança, educação, moradia e trabalho.

Para atender a este desafio, cada grupo recebeu uma mentoria de profissionais de diversas áreas do mercado, e também de ex-alunos formados pelo Recode Pro, em 2019, que hoje já atuam como programadores.

“Participar como mentora do projeto foi atuar com um dos maiores aprendizados que o Recode Pro me ensinou, que é buscar utilizar o conhecimento para transformar a vida das pessoas.Todos querem uma oportunidade para mudar de vida. Uma vaga como essa é a chance de encontrar um novo rumo para o nosso futuro.” – conta a ex-aluna, Antonia Pires, de 24 anos.

Após as apresentações dos projetos, os concorrentes foram avaliados por especialistas dos setores sociais, de tecnologia e recursos humanos através de critérios como capacidade para resolução de problemas, colaboração e ética, criatividade e comunicação.

“O meu projeto venceu no tema “Saúde”. Foi muito gratificante! Antes de conhecer a Recode, eu achava que tecnologia e programação não era para mim, por mais que eu gostasse e quisesse isso. Esta experiência me fez romper com várias barreiras, principalmente os meus pensamentos negativos sobre meu próprio potencial. Ver meu projeto ser destaque e receber mentoria de duas mulheres na área de tecnologia me fez acreditar que eu também posso!” – comemora Nathalia Figueira da Silva, 31 anos, participante do Hackaton

Ao todo, foram idealizados 122 projetos para impacto social nos três dias de atividades.  Com este número, o Hackaton ultrapassou o recorde da Shawee – maior empresa de gestão de hackathons online da América Latina que conduziu a dinâmica, em submissão de projetos.

“Este foi nosso primeiro Hackaton como parte de um processo seletivo do Recode Pro. O nível dos projetos foi muito alto e isso nos motiva para que sejamos ainda mais exigentes com o nosso processo de formação, conteúdo, didática e ferramentas que utilizamos para capacitar estas pessoas. A minha expectativa é que possamos tocar a vida de cada uma delas para que tenham uma carreira promissora“, celebra Anna Paula Colacino, gerente do programa.

  • Conheça aqui os 18 projetos vencedores do Hackaton.

Sobre o Recode Pro

A edição 2020 do programa Recode Pro vai formar 216 pessoas do Rio e São Paulo como desenvolvedores full stack para apoiar a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de tecnologia, um dos mais promissores e com maior demanda de vagas no Brasil.

[:]
Ir ao Topo