Uma reflexão sobre o potencial da tecnologia para reprogramar vidas e comunidades. Essa é a proposta da Semana do Empoderamento Digital, que este ano acontece de 26 a 31 de março. Por meio de ações em nossas redes sociais, vamos agitar a internet em torno do uso consciente, ético e cidadão da tecnologia. Assim, buscamos estimular uma nova geração de empreendedores que sejam agentes de transformação em busca de soluções para desafios sociais. A Semana também celebra nosso aniversário de 23 anos.

O destaque da programação será a Live com o nosso fundador, Rodrigo Baggio, e convidados de nossas redes. Irão participar a educadora Gilmara Rocha, que coordena o Núcleo de Tecnologia da Associação Cairuçu, em Paraty, e o nosso ex-aluno, Renan Oliveira dos Santos, ativista social e idealizador do projeto “Fella da Favela”. O bate-papo sobre empoderamento digital será transmitido em nossa fanpage na terça-feira, dia 27, às 15 horas.

Os internautas têm uma missão especial: eles estão convidados a interagir nas redes sociais compartilhando suas respostas para a pergunta “Como a tecnologia serviu para criar soluções?. No Instagram faremos uma enquente sobre a diferença entre Empoderamento Digital e Inclusão Digital. Teremos também dicas e depoimentos de educadores sociais, empreendedores, bibliotecários e jovens sobre o uso mais positivo e transformador da tecnologia.

Afinal, você sabe o que é empoderamento digital?

Para nós, o empoderamento digital é o próximo grande desafio de uma população cada vez mais conectada. Segundo o IBGE, 64,7% milhões de brasileiros acima de dez anos de idade têm acesso à Internet, mas nem sempre essa conectividade é sinônimo de melhoria na vida das pessoas.

Um exemplo simples de como o uso qualificado da tecnologia pode trazer benefícios para a sociedade é a criação um blog para cobrar o poder público sobre problemas do bairro. Ou mesmo iniciar um grupo numa rede social para divulgar atividades culturais e valorizar artistas locais. Isso é que os chamamos de empoderamento digital.

Na ONG Recode, desenvolvemos uma série de programas e projetos voltados para despertar essa nova consciência do uso da tecnologia. Estimulamos que organizações e indivíduos, principalmente os jovens, se apropriem das novas tecnologias de forma ética e cidadã, de modo a criar soluções que gerem impacto positivo para melhorar suas vidas, suas comunidades e o mundo.

Sobre a Semana

A Semana do Empoderamento Digital é uma evolução da Semana da Inclusão Digital, promovida pela organização desde 2001. Desde então, o evento passou a fazer parte do calendário oficial de algumas cidades e, a partir de 2006, sua programação foi ampliada para sete dias de mobilizações.

Anote aí

LIVE sobre os 23 anos da ONG Recode: www.facebook.com/rederecode/

DATA: 27/03

Horário: 15 horas

Siga-nos nas rede sociais e participe da Semana do Empoderamento Digital!

Facebook: www.facebook.com/rederecode/

Twitter: twitter.com/rederecode/

Instagram: instagram.com/rederecode