window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

[:pt]Recode e Movimento Bem Maior anunciam bibliotecas selecionadas para programa de estímulo à transformação social e digital[:]

2020-11-26T16:28:30-03:0017 de outubro de 2019|DESTAQUE|0 Comentários
[:pt]

Em parceria com o Movimento Bem Maior, selecionamos 158 instituições em 21 Estados do Brasil para o programa Recode Bibliotecas. A partir de outubro de 2019, as habilitadas irão receber apoio e formação para estimular a transformação social e digital de suas comunidades, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. A lista completa está em https://recode.org.br/bibliotecas/.

Os participantes serão motivados a traçar uma nova programação em sintonia com as demandas locais. Para isso, os profissionais desses espaços serão formados em temas como pesquisa da comunidade, estratégias de comunicação e articulação de parcerias, buscando aumentar o número de frequentadores nas bibliotecas e o reconhecimento de boas práticas.

Com a iniciativa, a Recode celebra a possibilidade de ampliar o impacto em benefício de comunidades e jovens em situação de vulnerabilidade social. “Partimos de uma valiosa experiência de 24 anos no campo da tecnologia, cidadania e formação de redes para incentivar a atuação de bibliotecas transformadoras, empoderadas para acelerar o desenvolvimento econômico, cultural e digital de suas localidades”, celebra Rodrigo Baggio, presidente da Recode. A organização, pioneira no setor, tem presença em 8 países e já alcançou 1.7 milhão de pessoas, tendo recebido mais de 60 prêmios de organizações como Unesco, Time, CNN e Banco Mundial.

“Ao abordar o desafio da inclusão tecnológica, enxergamos o enorme potencial desse projeto para fortalecer bibliotecas públicas e comunitárias no Brasil todo como espaços de aprendizagem autônoma, catalisando o desenvolvimento comunitário local”, completa Carola Matarazzo, diretora presidente do Movimento Bem Maior.

O programa Recode Bibliotecas inclui formação online para jovens em cursos de tecnologia para empoderamento digital e busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos Objetivos 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico).

A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional do Livro e Leitura e tem a parceria do Movimento Bem Maior, com apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas.

Conquistas

Iniciada em 2015, a iniciativa da Recode reúne 200 parceiros em todas as regiões do Brasil, com 138 comitês de jovens criados, 90 novas programações já implementadas e 12 mil pessoas contempladas. As melhores práticas de novas programações foram reconhecidas e integraram a primeira edição da publicação Bibliotecas Transformadoras.

Entre as novidades, a biblioteca de Domingos Martins (ES) passou a oferecer cursos de tecnologia e empoderamento para mulheres atendidas pelo serviço de saúde mental. Já em Redenção (PA), a escuta da comunidade deu origem a oficinas e cursos voltados ao uso da tecnologia para empreendedorismo e mercado de trabalho, incluindo temas como plano de negócios, desenvolvimento web e programação de computadores.

A partir de janeiro de 2020, uma nova convocatória estará disponível para bibliotecas de acesso público que tenham ao menos dois computadores com Internet, além de espaços e serviços gratuitos para toda a comunidade.

As pré-inscrições já estão disponíveis em https://recode.org.br/bibliotecas/.

[:]
Ir ao Topo