window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Profissionais de bibliotecas conhecem iniciativas inovadoras na Colômbia

2022-05-27T15:06:26-03:0021 de dezembro de 2018|NOSSAS HISTÓRIAS|0 Comentários
[:pt]

Imagine viajar para a Colômbia para conhecer as iniciativas mais inovadoras e bem-sucedidas em bibliotecas públicas! Promovemos essa experiência para duas bibliotecárias participantes do nosso programa em bibliotecas, patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates e realizado em parceria com a Caravan Studios – uma divisão TechSoup.  De 07 a 10 de dezembro, o grupo conheceu espaços que são modelos de contribuição para o desenvolvimento de comunidades em toda América Latina.

A viagem é uma das ações de reconhecimento para as três melhores ações realizadas, durante o programa, pelos profissionais que lideraram a elaboração e implementação de novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município. 

Elanir Cardoso, da Biblioteca Pública Municipal Wilson Marques em Tomé-Açú (Pará), 1º lugar, e Patrícia Itaibele, da Biblioteca Pública Maria Santana em Juína (Mato Grosso), 2º lugar, realizaram a viagem para Medellín e Bogotá, na Colômbia, como reconhecimento pelos projetos realizados nesses equipamentos entre 2017 e 2018. Michele Alves e Renata Costa, do time Recode, acompanharam a experiência.

“Além da troca de experiências, a viagem à Colômbia me mostrou um estilo de biblioteca que dá certo, que são as bibliotecas próximas da comunidade, próxima das pessoas. São bibliotecas que inovam a cada dia e que buscam estar junto da população. Essa proximidade é o que almejamos para a biblioteca da nossa cidade de Juína. Uma biblioteca onde cada um possa encontrar, além dos livros, um propósito de vida. Essa experiência vai contribuir muito para que possamos formar novas lideranças e facilitadores de leitura dentro do nosso espaço.”, conta Patrícia Itaibele.

Confira os principais destaques da experiência:

  • Integração no Cerlalc (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe), órgão intergovernamental sob a observação da UNESCO, para conhecer os Planos de Leitura da Colômbia e Bogotá e apresentar os projetos reconhecidos que foram realizados pelas bibliotecas brasileiras.
  • Visita Biblioteca Pública Piloto de Medellín para América Latina que é uma das bibliotecas idealizadas pela ONU para ser projetada como um modelo de bibliotecas para populações em situação de vulnerabilidade na África, Índia e América Latina.
  • Visita Biblioteca Parque Fernando Botero em San Cristóbal para conhecer o conceito original de biblioteca parque que inspirou o modelo brasileiro. A biblioteca faz parte do Plano de Desenvolvimento na história de San Cristóbal para revitalização da cidade por meio da criação de equipamentos e serviços culturais que atendam as necessidades mais urgentes da comunidade. (dar link para a matéria de todos os reconhecidos)

Ao todo premiamos 10 iniciativas realizadas em bibliotecas ao longo do programa. Conheça as demais colocadas aqui

[:]
Ir ao Topo