Impacto Recode e o acesso à tecnologia no Brasil

 

Olá, leitores! Gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões sobre o acesso à tecnologia no Brasil e como a Recode tem desempenhado um papel crucial na transformação desse cenário.

Alguns dados importantes:

Sabiam que mais de 28 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à tecnologia em nosso país? E que 16% dos lares brasileiros dividem a conexão com a internet com os vizinhos, chegando a 25% nas classes D e E? A proporção é ainda mais expressiva nas regiões onde as barreiras à conectividade, sejam técnicas ou econômicas, são mais acentuadas. Vale ressaltar que entre os mais ricos, a porcentagem de pessoas com acesso à internet chega a 97%.

Onde estamos:

A Recode trabalha para que esses números mudem e em 2023, mais de 28 mil pessoas foram capacitadas em nossas formações relacionadas à tecnologia, incluindo a formação de líderes indígenas em ferramentas digitais.

Além disso, expandimos nossa presença em todo o país com os Super Centros de Empoderamento Digital, os CEDs. Estes Centros são ambientes que disponibilizam cursos Recode e acesso à tecnologia de forma gratuita ao público. Hoje estamos presentes em 12 países, com 1050 CEDs, levando acesso aos locais de maior vulnerabilidade social.

Atualmente, temos mais de 350 desenvolvedores full stack em formação, e uma turma de 60 alunos indígenas concluirá o programa até abril de 2024. Para o ciclo Recode Pro 2024, que está em fase final de planejamento, temos a ambição de formar 8 turmas de todo Brasil com 90 alunos em cada.

Para 2024:

Estamos concentrando nossos esforços na democratização da Inteligência Artificial Generativa (IAG). Estamos criando trilhas formativas que visam levar acesso a locais de vulnerabilidade social, concretizando o nosso compromisso em liderar iniciativas que democratizam o acesso à tecnologia na quinta revolução industrial.

Continuaremos a trabalhar em colaboração com outras organizações para enfrentar os desafios específicos enfrentados na Amazônia. Acreditamos que parcerias estratégicas e ações conjuntas são essenciais para encontrar soluções eficazes e sustentáveis para as comunidades nessa região.

Desafios:

Sim, sabemos que enfrentaremos desafios em 2024, mas acreditamos que, unindo forças, podemos superá-los. Convido cada um de vocês a se juntar a nós nessa jornada de democratização da tecnologia e empoderamento digital, para impulsionar nossos esforços e transformar vidas. Com sua colaboração, estamos confiantes de que podemos superar os desafios que surgirão.

Agradeço a todos pelo apoio contínuo à missão da Recode. Juntos, podemos fazer a diferença!

Rodrigo Baggio
CEO e Fundador
RECODE.