window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

100 anos de Paulo Freire: legado que inspira a metodologia Recode

2022-08-03T12:50:55-03:0017 de setembro de 2021|EDUCAÇÃO|0 Comentários

Celebramos, em 2021, os 100 anos de nascimento do grande educador, filósofo, professor universitário e patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Ao longo de sua vida, Freire desenvolveu significativos trabalhos na área de educação popular, principalmente na Alfabetização de Adultos. Propôs um método de alfabetização dialético, que destacava a formação da consciência política, pois para ele “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (1988).

Verdadeiro amante do ensino e pensador da pedagogia mundial, Paulo Freire alfabetizou inúmeras pessoas ao redor do mundo usando uma metodologia única para a época, que defendia a horizontalidade no diálogo entre professor e aluno e tinha o som e a imagem como técnicas de aprendizagem. 

Inspiração para a Metodologia Recode

Nós, assim como Freire, defendemos a educação com a inclusão de elementos de práticas críticas e reflexivas para desenvolvimento e transformação social.

Ao longo de 26 anos de atividades, a Recode utiliza uma metodologia que é a base para a formação de nossos multiplicadores e atendidos, inspirada no educador brasileiro e nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital. 

Esse é o diferencial das nossas formações: uma metodologia de aprendizado contínuo e customizado que contempla três dimensões para potencializar o impacto social: eu (foco no que o atendido pensa sobre o assunto), nós (como ele se vê em relação a isso) e todos nós (foco no impacto que o assunto causa na família, na comunidade e no mundo).

Partindo da crença que cada pessoa pode ser um agente de transformação social, nossa metodologia é aplicada por meio de quatro passos: Motivar para ler o mundo, Compreender para agir, Planejar para impactar e Experimentar para avaliar.

Nosso propósito é engajar, alunos e educadores, em uma leitura de mundo que possibilite a utilização da tecnologia como ferramenta cidadã para transformação social a fim de amenizar o abismo digital na nossa sociedade.

A educação transforma, sem dúvidas. Paulo abriu caminhos e nós seguimos suas obras, certos de que a educação aliada à tecnologia é um recurso ainda mais poderoso para alcançarmos a transformação que desejamos ver no mundo!

Recodificando Paulo Freire

Para marcar o centenário do seu nascimento, faremos uma grande homenagem no mês de setembro por meio de um grande evento digital nas redes sociais da Recode. Serão três painéis com educadores, especialistas e jovens que debaterão como recodificar a sociedade, a realidade e a própria história.

Ainda, inspirados em seu legado, queremos replicar o cerne da nossa missão e do nosso jeito de promover o empoderamento digital, oferecendo uma nova formação acerca da Metodologia Recode para educadores.

A formação estará disponível no dia 23/09 e é 100% gratuita.

Para participar do evento e saber mais sobre a formação, acesse: go.recode.org.br/centenariopaulofreire

[:]
Ir ao Topo