Caro(a) amigo(a) da Recode,

Lembro como se fosse ontem daquele ano de 1995, quando fizemos história ao criar a primeira Escola de Informática e Cidadania em uma comunidade no Brasil, no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nascia ali o Comitê para Democratização da Informática, um sonho que se espalhou rapidamente por centenas de periferias em várias cidades do Brasil, alimentando o desejo de transformar a vida das pessoas com o uso consciente e cidadão da tecnologia

Hoje com o nome de Recode, podemos olhar para trás com orgulho e ver que, há 27 anos, já avistávamos a tecnologia como uma ferramenta que faria a diferença, gerando oportunidades. E assim caminhamos com muita luta, aos poucos, até chegarmos em todos os estados do país e em mais 11 países, alcançando mais de 1.8 milhão de pessoas

Dessa maneira, abraçamos a diversidade, ajudando aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social a virarem protagonistas da própria história, aprendendo, empreendendo e gerando oportunidades para que pretos, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, moradores de favelas e periferias conseguissem ultrapassar a barreira do preconceito e da exclusão digital para transformar não só as próprias vidas, mas a de suas famílias, comunidades e regiões onde vivem.


Um constante movimento

Diante de todo o cenário que observamos ao longo do tempo, sabemos que o mundo mudou e que nada mais será como antes. A cada dia, a tecnologia ganha mais força e passa a ser fundamental para viver, estudar e trabalhar. A Quarta Revolução Industrial amadureceu e, assim, recursos e ferramentas como realidade virtual, programação, biotecnologia, games e internet das coisas surgem não mais como novidades, mas como parte de uma rotina.

Imagine, então, como vivem os 75,7 milhões de brasileiros subconectados e desconectados, apontados pelo estudo “O abismo digital no Brasil“, elaborado pela consultoria PwC e pelo Instituto Locomotiva? A implementação de boas ações, acompanhada por políticas públicas, é fundamental para conseguirmos enfrentar a desigualdade no acesso digital e vislumbrar mudanças significativas no futuro do nosso país.

Forças somadas por um mundo melhor

Não podemos deixar tanta gente desamparada, sem acesso ou conhecimento no mundo digital, habilidades necessárias para um futuro de sucesso. Temos ciência, entretanto, de que não adianta tentarmos sozinhos. Por isso, precisamos contar com o apoio de parceiros. Sem eles, não teríamos chegado até aqui e, muito menos, feito a diferença na trajetória de tanta gente. São empresas, ONGs, bibliotecas e escolas públicas que formam uma imensa corrente pelo empoderamento digital.

Além disso, temos contado, cada vez mais, com o talento de colaboradores engajados e talentosos. São pessoas de diferentes profissões, sejam anônimos, programadores, gamers, ex-alunos ou personalidades já conhecidas da música, da internet e da televisão, que estão aderindo à causa e unindo esforços para tornar o mundo um lugar mais justo, sustentável, empoderado e conectado.

E vem mais por aí

A luta não acabou. Queremos estimular uma nova geração de tech changemakers, pessoas obstinadas que vão multiplicar o impacto positivo na sociedade por meio da tecnologia. Nesse caminho, estamos dando início à “Semana do Empoderamento Digital”. 

Entre os dias 1º e 3 de abril, realizamos o Hackathon Recode Pro 2022. Como parte do processo seletivo do nosso programa gratuito de empregabilidade que vai formar novos desenvolvedores full stack, 1.200 jovens em situação de vulnerabilidade social criaram soluções tecnológicas para problemas e desafios enfrentados por escolas públicas de educação básica no Brasil.  

Já em 5 abril, iniciamos a Feira de Talentos, onde os alunos que estão se formando no mesmo projeto vão participar de encontros e entrevistas com profissionais de recursos humanos de grandes empresas, podendo sair do evento virtual com propostas de emprego. Se você possui uma empresa ou trabalha com recrutamento, convidamos a se inscrever clicando aqui. Contrate um “recoder” você também!

E não para por aí! Também começamos uma nova etapa do “Prepare-se para voltar”, uma parceria com a Microsoft que oferece formações gratuitas para ajudar quem tanto precisa se recolocar no mercado de trabalho.

Temos muito o que celebrar pelos nossos 27 anos, então, nada como estender uma programação especial durante o ano todo! Nos próximos meses, realizaremos debates, palestras, lives, oficinas e muitas atividades destinadas a quem, assim como nós, quer fazer a diferença no planeta.

Por fim, deixo um convite especial para que você assista ao nosso mais novo vídeo, que mostra um pouco dos princípios que adotamos e como estamos atuando para recodificar o mundo!

Muito obrigado por acreditar nos nossos valores e embarcar conosco nessa missão especial! Vamos, juntos, mostrar como o empoderamento digital é a chave para uma sociedade inovadora, tolerante e igualitária.

Um grande abraço,

Rodrigo Baggio
Fundador e CEO da Recode