window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Conheça as linguagens de programação mais procuradas pelo mercado de trabalho em 2021

2022-08-12T12:48:39-03:0011 de junho de 2021|TECNOLOGIA E INOVAÇÃO|0 Comentários

[:pt]

Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter ouvido falar em linguagens de programação. Elas foram criadas para resolver algum problema específico computacional. São diversas e estão em constante processo de mudança.

Apesar de existir uma grande variedade de linguagens de programação no mercado, algumas podem ser mais adequadas para certas áreas ou um determinado trabalho. Se você se torna especialista de uma linguagem que não é muito requisitada no mercado, você poderá encontrar dificuldades em arranjar um emprego na área.

Listamos algumas linguagens que são muito utilizadas e procuradas atualmente. Fique atento, você deve saber uma delas para se tornar um profissional do futuro atento às tecnologias. Vamos lá!

  • HTML/CSS

HTML e CSS são linguagens distintas. Como usualmente as duas se complementam, vamos considerá-las juntas nesse tópico. Na verdade, essas não são realmente linguagens de programação. São consideradas linguagens de marcação (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Ou seja, utilizada para demarcar exatamente que tipo de conteúdo teremos em cada parte do site. HTML é o “esqueleto” de um site, a principal linguagem que estrutura páginas web. É ela que define exatamente quais objetos terão na página, através de marcações. CSS cumpre o papel de dar uma roupagem, um acabamento para essa página. Tente imaginar: HTML é como a estrutura de uma casa e seus cômodos, CSS é responsável pela cor das paredes e toda decoração desse espaço.

  • JavaScript

Por ser uma linguagem versátil que sofre atualizações anuais, JavaScript pode ser muito requisita, sendo encontrada em aplicações de grandes organizações do setor de tecnologia. É uma linguagem que pode ser utilizada tanto no desenvolvimento front-end como back-end, estando presente na maioria das páginas que acessamos. Não confunda com Java! JavaScript e Java são duas linguagens de programação distintas. Ambas foram influenciadas pela linguagem C e possuem uma estrutura similar, porém são diferentes em sua utilização!

  • PHP

Muito utiliza em aplicações web, a linguagem PHP é útil para trazer dinamismo a algumas funções em uma página como botões, formulários e links, possibilitando uma melhor performance em sites. É uma linguagem simples para os iniciantes em programação, mas que também que conta com um acervo grande de funcionalidades avançadas para desenvolvedores mais experientes e profissionais full-stack.

  • Python

Apesar de ter sido lançada há quase 30 anos, Python continua a ser uma das linguagens mais populares no mercado. É um código de fácil leitura e é bastante utilizado para desenvolvimento web e machine learning. Além de ser uma linguagem de alto nível, conta com um acervo imenso e bons frameworks, facilitando a vida de quem deseja se tornar um profissional especialista.

Oportunidades em programação

Para dar o primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho como desenvolvedor, é preciso ter planejamento, foco e uma boa formação. Por isso, compartilhamos também algumas oportunidades de cursos gratuitos que a Recode oferece para quem deseja trabalhar com tecnologia. Conheça as formações disponíveis:

  • Cursos livres gratuitos

Aprenda a desenvolver competências técnicas para a criação de aplicações web, utilizando conceitos e tecnologias atuais de mercado. Os cursos online de “Desenvolvimento Web Básico” e “Desenvolvimento Web Intermediário”, ambos com 40h de carga horária, estão disponíveis no ambiente online de aprendizagem da Recode. Saiba mais em recode.org.br/cursos

[:]

Ir ao Topo