[:pt]

Quando a jovem Nicole Pessoa foi convidada pela Recode para representar o Brasil no evento Call for Code, da IBM, em 2019, a moradora da comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, ficou radiante. A programadora não esperava, no entanto, que realizaria um sonho ainda maior alguns anos mais tarde: seria contratada para trabalhar na empresa que tanto admirava.

Muita coisa mudou durante esse tempo. Nicole não se acomodou com o sucesso no evento e continuou estudando para aprimorar ainda mais o conhecimento na área, conseguir um trabalho e, assim, trilhar uma carreira de sucesso.

Até que, em dezembro de 2020, veio a primeira oportunidade: a jovem começaria a trabalhar em uma empresa de tecnologia atuando com Inteligência Artificial: “Foi um presente de Natal antecipado. Mesmo tendo que aprender muitas coisas, me deram essa chance. Me desenvolvi muito bem”, conta a programadora.

Mas, não parou por aí. Ainda havia um degrau mais alto a subir. Em contato com a IBM desde o projeto de 2019, vinha monitorando as vagas de trabalho e aguardando aquela em que se encaixasse. Em fevereiro deste ano, ela apareceu: com 24 anos de idade, a moradora da Cidade de Deus é a nova desenvolvedora de aplicações back-end da multinacional. “Estou muito ansiosa e cheia de expectativas para absorver todo o aprendizado possível. Quero aprimorar cada vez mais o meu conhecimento”, ressalta a jovem.

Nicole conseguiu um emprego na IBM

Nicole é apaixonada pela tecnologia desde cedo. Aos 15 anos, ganhou o primeiro computador ao abrir mão de uma festa para comemorar a data tão esperada por toda adolescente. Com a ajuda de um instituto parceiro, o INPAR, realizou diversos cursos da Recode. Agora, serve de inspiração para outras meninas: “Vai haver muita barreira, além de momentos em que vai achar que nenhuma empresa vai querer te contratar. Mas, não desista. Mostre que mulheres são extraordinárias e podem fazer a diferença. Não precisa se afobar, tudo vai fluir e verá resultados”, aconselha.

[:]